“Possuir uma cozinha dos sonhos!” – Este é o desejo de praticamente todos os proprietários de casa ao redor do mundo. A parte boa da história é que esse desejo é bem mais fácil de realizar do que se imagina. De cozinhas com estilo rústico a cozinhas inteligentes, com uma dose de criatividade é possível construir belas cozinhas apaixonantes.
As cozinhas podem ser projetadas de inúmeras maneiras e são adaptáveis a qualquer espaço e arquitetura. Esse cenário possibilita a criação de cozinhas apaixonantes e verdadeiras obras de arte, capazes de satisfazerem qualquer necessidade, gosto ou cultura. Com a ajuda de arquitetos e decoradores é possível alcançar a tão desejada cozinhas dos sonhos! Confira.
Definição de cozinha ideal
Antes de ser linda e imponente, a cozinha apaixonante tem que ser funcional. Um bom profissional saberá como planejá-la otimizando o uso dos espaços para facilitar o cotidiano dos usuários. É possível, por exemplo, construir modelos de cozinha inclusiva, com móveis e utensílios que atendem as necessidades de pessoas de todas as alturas ou com mobilidade reduzida.
Cozinha planejada
O planejamento da cozinha ideal deve considerar a disposição dos futuros móveis com relação ao espaço disponibilizado no local. Também deve considerar os elementos indispensáveis e a área de circulação. O ideal é que a cozinha seja projetada considerando os movéis e eletrodomésticos determinantes, como a geladeira, pia e fogão, preferencialmente formando um triângulo.
A partir desse ponto de vista os profissionais do ramo conseguem estabelecer o melhor modelo de cozinha a ser instalada, além de planejar a disposição dos utensílios da cozinha. Os modelos de cozinha mais populares são:
– Cozinha em L
Na disposição de cozinha em L os eletrodomésticos conseguem ser distribuídos em forma de triângulo, garantindo um espaço para copa com mesa de jantar para deixar a cozinha apaixonante.
– Cozinha em U
Da mesma forma que a cozinha em L, a disposição em U facilita a distribuição da pia, fogão e geladeira, reforçando a uniformidade e linearidade.
– Cozinha Paralela
Formando um corredor, a cozinha paralela é perfeita para cozinhas estreitas, de modo que os eletrodomésticos ocupam as paredes do corredor. Uma boa opção nesse modelo é dispor a pia e fogão, um ao lado do outro, deixando a despensa e a geladeira do lado oposto.
– Cozinha linear
Ideal para cozinhas longas e estreitas, a cozinha linear geralmente conta com a pia entre o fogão e a geladeira. Nesse modelo todos os eletrodomésticos ficam em uma só parede e geralmente não há nada dividindo a cozinha de outro cômodo.
– Cozinha com ilha
Presente em cozinhas gourmet, esse modelo de cozinha conta com uma ilha no meio do ambiente que pode servir como área de trabalho e/ou como bancada para refeições. Além do mais, esse modelo permite que o cozinheiro interaja com seus convidados.
Após definido o modelo ideal da sua cozinha apaixonante, chegará o momento de projetar o interior, escolher o modelo dos móveis e eletrodomésticos, utensílios, cores e revestimentos ideais para deixar sua cozinha cheia de personalidade.
Os estudos relacionados à ergonomia, conforto acústico e térmico, iluminação e outras adaptações ficam a cargo dos arquitetos e decoradores. Com conhecimento e uma boa dose de criatividade é possível alcançar a cozinha dos sonhos.
Clique na imagem para ver o projeto completo
Arquiteta: Maria Pierdomencio
Projetos: C.R
Arquiteta: Cecília Leles
Arquiteta: Consuelo Jorge
Projeto: Apartamento Jardins