FOTO: João Paulo Oliveira
1. Trata-se de um apartamento ou de uma casa?
Apartamento
2. O imóvel era novo ou foi reforma?
Novo
3. Qual cidade/bairro está localizada?
São Paulo - Belenzinho
4. Qual a metragem total e metragem da área construída?
100m²
5. Qual o tempo de duração e ano de conclusão da obra?
90 dias uteis e foi concluída em 2020.
6. Autor do projeto de arquitetura e de interiores, caso não seja o mesmo profissional.
VILAVILLE ARQUITETURA
7. Qual conceito norteou o projeto de interiores? Como definiria o estilo do projeto?
Moderno e minimalista, pois apesar de usarmos uma gama maior de texturas, todas em conjunto dão ao projeto um conceito clean, sutil e elegante. Neste projeto, a marcenaria da cozinha possui um tom bege claro acinzentado que faz uma dupla maravilhosa ao lado da madeira usada nos gabinetes superiores menores e também na torre de eletrodomésticos. Optamos por usar o mesmo tom de marcenaria tanto no quarto quanto na cozinha e também, todas as texturas de madeiras usadas em todo o apartamento possuem o mesmo acabamento, fazendo o projeto ser ainda mais uniforme e constante, casando bem com a personalidade dos nossos clientes.
8. Qual o perfil do cliente com base em seus gostos pessoais e estilo de vida?
Casal jovem que adora materiais e texturas novas, além de usarem a tecnologia para facilitar o dia a dia da casa.
9. Quais as solicitações e necessidades dos clientes?
Ilha na cozinha e ampliação da sala de estar.
10. Como ocorre a distribuição dos ambientes em planta e a articulação dos espaços?
O espaço de maior convivência como cozinha, sala e varanda são integrados e bem articulados entre si. Presamos neste projeto por uma ilha próxima ao sofá da sala para quer servisse de apoio também, além de tornar possível a visualização da TV enquanto prepara alguma refeição. Na suíte master, aumentamos o tamanho do banheiro suíte, garantindo uma área maior para a pia e também e aproveitamos o corredor interno do quarto para uma sapateira funcional e bem útil para o casal. Para que o quarto de hóspedes também tivesse uma suíte, mudamos o acesso do banheiro que antes era pela sala e solucionamos dentro do quarto.
11. No projeto, quais suas considerações sobre:
a. Iluminação, insolação e ventilação;
Apartamento possui uma generosa entrada de luz natural pela varanda envidraçada. Além disso, optamos pelos ambientes com exceção a cozinha, iluminação morna e mais aconchegante. Em alguns pontos, como no painel ripado da sala de estar, optamos por uma iluminação focada nessa região para dar destaque, assim como dentro do lavado, onde será colocado um quadro de destaque. Para a cozinha, optamos por um modelo linear com luz neutra, totalmente embutida no forro, garantindo um espaço bem moderno e funcional. Para facilitar o uso diário da cozinha, tanto os gabinetes superiores da cozinha quanto da lavanderia, possuem fitas de LED embutidas para uma iluminação focada. Na sala, na varanda e no quarto da suíte master, haverá iluminação indireta através da tabica e do cortineiro embutido no forro. Na sala, o painel da TV também conta com toda a projeção iluminada indiretamente.
b. Escolha dos revestimentos com base em tipo, texturas e uso de cores;
Todos os revestimentos conversam entre si, na sala, por exemplo, usamos na marcenaria uma textura acinzentada com uma espécie de textura, que fará combinação com o papel de parede que será usado para revestir toda a parede da televisão, incluindo o painel. Para que desse amplitude no apartamento e garantisse um espaço clean e integrado, utilizamos o mesmo tom de madeira em todo o apartamento, no bar, cozinha, sala e suíte master. Toda a cozinha, além desse tom de madeira que dá destaque apenas para alguns pontos, utilizamos um tom bege acinzentado, que também é uma variação de cor do papel de parede aplicado em toda a sala, bar e hall. Os revestimentos frios, optamos por tons claros para que refletisse e trouxesse mais luminosidade para todo espaço.
c. Escolha dos acessórios, obras de arte e peças de design (móveis e objetos).
Toda a marcenaria do apartamento foi realizada pela Bontempo, todas as bancadas do apartamento foram compradas e confecciondas pela Portobello e pela Oficina Portobello, O jogo de sofá, poltronas, mesa de jantar e cadeiras foram comprados na Clami e, o recamier preto e branco da sala, na Breton. O papel de parede escolhido foi comprado na Orlean.
12. Quais as principais alterações necessárias para viabilizar suas ideias?
Remoção parcial da parede da cozinha para implantação da ilha, remoção de uma parede interna do apartamento para ampliação da sala, nivelamento na varanda com a sala de estar para garantir um espaço único e integrado, remoção de uma das paredes do banheiros da suíte master para garantir uma circulação maior e uma pia mais ampla.
13. Houve algum desafio ou dificuldade particular no desenvolvimento do projeto?
A maior desafio foi criar um layout em que pudéssemos colocar uma ilha na qual nossos clientes gostariam de cozinhar e fazer as refeições do dia a dia sem que obstruísse a circulação.
14. Se fosse para destacar apenas um elemento ou solução do projeto, qual escolheria?
Além de criar um design diferente no bar, colocamos a despensa da lavanderia neste espaço, no armário linear junto a parede, uma vez que para que atendesse as necessidades dos cliente e não comprometesse o projeto, adotamos essa solução.