Antecipadamente, importa dizer que, o minimalismo é um movimento que preza pelo uso necessário, ou seja, manter ao seu alcance apenas objetos e acessórios imprescindíveis para a rotina. Pensando nisso, para criarmos um apartamento minimalista, é interessante observar a composição dos ambientes e considerar quais são os móveis que cumprem funções essenciais.
Nesse sentido, veremos sempre os ambientes quase vazios, com exceção de alguns móveis que deverão ser super bem pensados, poucas obras de arte e elementos decorativos que cumpram alguma função. Ou seja, tudo o que estiver à mostra deverá ter uma utilidade, não sendo apenas decorativa.
A paleta de cores é sempre sóbria, geralmente composta das cores: cinza, preto, azul marinho e branco. Em alguns casos é válido fazer a combinação dessas cores com tons pastéis, como rosa e azul, o que trará mais claridade e jovialidade ao ambiente.
Além disso, o paisagismo é um item importantissímo para aqueles que querem deixar o ambiente mais natural, fresco e arejado. Afinal, combinado com a iluminação natural, o seu apartamento minimalista ficará super iluminado e aconchegante.
Imagem 01: Apartamento minimalista decorado com cores sóbrias e tons pastéis.
Imagem 02: Tons sóbrios e terrosos compõem esse ambiente. Grande parte da iluminação é natural.
Imagem 03: Sofá em cinza e decoração em branco e preto trazem sensação de ambiente mais amplo.
Imagem 04: Apartamento minimalista clássico, com muitos itens em branco, paredes cinzas e decoração mesclada em preto.
Imagem 05: Decoração quase toda em branco, com todos os itens necessários à mostra.
Imagem 06: Móveis em azul escuro, com estilo escandinavo clássico. Usar mesas redondas, para o minimalismo, torna a limpeza e manutenção mais fácil.
Imagem 07: Apartamento minimalista, com armários em branco e azul. Uma bancada serve como apoio entre os ambientes.
Imagem 08: Neste exemplo vemos como um bom móvel planejado pode cumprir, também, uma função decorativa.
Imagem 09: Para quem tem uma varanda pequena, é interessante investir em móveis que sirvam tanto como apoio, quanto para guardar objetos.
Imagem 10: Iluminação natural, plantas e cores claras sempre deixarão o ambiente aconchegante.
Imagem 11: Quarto minimalista, com decoração em branco e preto. Cores neutras ajudam a relaxar e ter uma boa noite de sono.
Imagem 12: Cozinha minimalista com móveis em tons de bege claro. A parede dividida entre revestimento e pintura ajudou a decorar sem pesar o ambiente.
Imagem 13: Para o home office invista em um bom móvel planejado, que possa auxiliar para guardar objetos. A iluminação natural também é um excelente aliado para aqueles que trabalham durante o dia.
Imagem 14: Apartamento minimalista que mescla as cores principais. Ao usar objetos muito escuros, tente prezar pela ilumanação natural para balancear o ambiente.
Imagem 15: Investir em plantas para o quarto ajudará na elaboração de uma decoração barata e aconchegante.
Imagem 16: Investir em um estilo industrial e rústico também é uma forma de minimalismo. Itens em preto, madeira e cinza sempre deixarão o ambiente sóbrio, por isso, prefira iluminação natural.
Imagem 17: Apartamento minimalista com sala ampla. Decoração feita com itens em madeira e paisagismo.
Imagem 18: No banheiro invista em um único móvel que sirva, também, como apoio para os objetos.
Imagem 19: Paredes em cinza, imitando cimento queimado e iluminação natural transformam o ambiente.
Imagem 20: Fazer a integração dos cômodos também pode ser uma solução, principalmente para ambientes pequenos. Neste caso, escolha uma única paleta de cores e preze pela iluminação natural.
Imagem 21: Cinza e dourado vão bem para qualquer cômodo. Para sala de jantar prefira mesas redondas, pois facilitam na limpeza e manutenção do ambiente.
Imagem 22: Quando o ambiente não tiver janelas e os móveis forem escuros, invista em luzes brancas. Isso ajudará a trazer leveza.
Imagem 23: Apenas móveis funcionais e necessários compõem essa sala em tons de branco e madeira.
Imagem 24: Ambientes com pé direito alto vão bem com cores claras e tons pastéis.
Imagem 25: Apartamento minimalista com paredes e pisos em cinza e decoração em preto. Neste caso a iluminação foi direcionada.
Imagem 26: Em quartos minimalistas, uma boa opção é utilizar pendentes para iluminação direcionada. Durante o dia usa-se apenas iluminação natural.
Imagem 27: Investir em grandes painéis de madeira e piso porcelanato é uma forma de economizar e realizar uma decoração elegante.
Imagem 28: Para quem não quiser investir em revestimento no banheiro, uma boa opção é utilizar uma tinta impermeável. Neste caso, em tons de cinza e branco.
Imagem 29: Em apartamentos pequenos, opte por cores claras e, se possível, um espelho. Isso trará sensação de amplitude ao ambiente.
Imagem 30: Na varanda de apartamentos minimalistas, procure utilizar móveis claros, com funções bem definidas.
Imagem 31: Cozinha compacta, decorada com móveis em tons escuros, bancada branca e pendentes em preto. Iluminação natural compõem o ambiente aconchegante.
Imagem 32: Pisos em madeira, mesclado com decoração em branco e algumas plantas trazem a sensação de relaxamento para os usuários.
Imagem 33: Cinza e rosa combinam muito bem na decoração de um apartamento minimalista.
Imagem 34: Apartamento minimalista com cores clares e acessórios decorativos passíveis de deslocamento.
Imagem 35: Paredes e teto em estilo industrial com móveis em madeira são itens super elegantes para um apartamento minimalista.
Imagem 36: Um apartamento todo em tons pastéis também é minimalista. Neste caso, a decoração foi feita utilizando papel de parede e bancada em itens geométricos.
Imagem 37: Investir em um item de cor forte, como um sofá azul marinho, é uma boa estratégia de decoração.
Imagem 38: Uma boa estratégia é trocar os acessórios de cômodos, transformando todos os cantinhos nos mais funcionais possíveis.
Imagem 39: Outra boa estratégia é escolher uma parede para decorar, mantendo as outras apenas com a pintura sóbria. Plantas são um ótimo item para ter em qualquer ambiente.
Imagem 40: Mesmo em apartamentos minimalistas, é possível investir em um cômodo mais arrojado. Faça isso escolhendo um piso diferente ou cores mais vibrantes para os móveis.
Imagem 41: Para apartamentos minimalistas integrados, planeje bem a harmonização dos móveis e decoração. Pense que todos os ambientes estão conectados e precisam combinar entre si. Escolha pontos para ser arrojado, porém, mantendo a leveza do minimalismo.
Imagem 42: Neste caso a cor principal foi o branco. A decoração foi feita com itens em preto e cinza.
Imagem 43: Mesclar cinza, bege e tons claros de madeira trará uma decoração super elegante. Se possível invista em itens de paisagismo e opte pela iluminação natural.
Imagem 44: Utilizar uma bancada de apoio é uma excelente forma de dividir os ambientes em apartamentos minimalistas.
Imagem 45: Home office na varanda utilizando apenas uma mesa e cadeiras em madeira. Apenas o que é essencial para o trabalho.
Imagem 46: Banheiro minimalista feito com decoração rústica.
Imagem 47: Apartamento minimalista com pé direito alto e cores claras e sóbrias. Neste caso pouquissímos móveis decoram o ambiente.
Imagem 48: Para aqueles que tem essa opção, realizar a integração dos ambientes e utilizar a luz natural vinda da varanda é uma excelente solução para quem escolhe acabamentos mais escuros.
Imagem 49: Cinza e branco compõem uma decoração minimalista e elegante para quartos de casais.
Imagem 50: Incluir um jardim vertical é uma ótima opção de decoração para imóveis que tenham mais espaço.
Se você gostou do nosso artigo, continue acompanhando nosso site para ficar por dentro de todas as tendências de arquitetura e decoração.
Procurando um profissional para fazer seu projeto de decoração de apartamento minimalista?
ou
Acesse nossa lista de arquitetos e designers.