Chegar em casa, destrancar a porta por meio da biometria, colocar para tocar sua música preferida e encher a banheira para o banho enquanto você termina de tirar as roupas sujas que chegou da rua, tudo isso agora é realidade graças a automação mais acessível.
Aqueles robôs que víamos nos filmes e no desenho “Os Jetsons” e pensávamos que isso nunca seria possível, ou que seria possível em 2062, acaba de se tornar real. E o melhor, com uma automação mais acessível. Ou seja, não só pessoas com alto pode aquisitivo, mas também de baixo poder aquisitivo, poderão usufruir dessa tecnologia e comodidade Confira:
Graças a evolução da tecnologia, podemos desfrutar de uma automação mais acessível. Ou seja, agora é possível automatizar um ou mais cômodos da casa sem gastar um absurdo.
Os sistemas são integrados a celulares, tablets ou computadores e você controla essa “inteligência” na palma da sua mão com poucos cliques.
E não só o preço dos aparelhos se tornou mais acessível, mas também os custos para manter essa automação.
Sem contar os outros benefícios…
Além dos principais benefícios: praticidade e comodidade, existe um outro que pesa bastante na hora de escolher: economia.
Embora pareça contraintuitivo, a automação pode ajudar você a economizar na conta de energia, por exemplo.
Isso porque, o sistema de iluminação e de alguns outros aparelhos como de temperatura de ambiente, possuem controle de energia, assim contribuindo para uma economia considerável.
Outro ponto que vale ressaltar é o aumento da segurança, já que é mais difícil de golpistas e ladrões burlarem o sistema inteligente durante um roubo.
Afinal, eles precisariam de tempo e equipamentos tecnológicos a altura para fazer isso.
Se sua casa ainda está no papel, esse é o ponto ideal para fazer a automação, já que a casa poderá ser construída com as especificações corretas em cada cômodo.
No entanto, também é possível fazer automação em uma casa já pronta. Mas vale ressaltar que, para garantir um bom funcionamento de todos os aparelhos, talvez seja necessário a realização de algumas reformas.
E para saber o orçamento dessa modificação tudo vai depender da quantidade de cômodos e do gosto do cliente, já que a quantidade de aparelhos e marca de cada um influencia diretamente no orçamento do projeto.
Mas existe um ponto principal que deve existir em qualquer instalação: a central. Toda automação, seja de um cômodo, seja da casa por completo, tem que partir da central.
E nesse caso, o investimento inicial é de no mínimo de R$ 30 mil.
Portanto, vale a pena você se programar para fazer a automação em todos os cômodos, ou em pelo menos mais de um, já que, de qualquer maneira, tem o investimento mínimo da central.