Vivemos em uma sociedade onde a tecnologia está cada vez mais presente, facilitando nosso cotidiano de variadas formas. Paralelamente a isso, profissionais da saúde reforçam que uma alimentação balanceada pode garantir uma vida longa e com saúde. Mas de que forma a tecnologia pode auxiliar as pessoas a se alimentar saudavelmente? A resposta pode estar nas cozinhas hi tech.
Atualmente é possível perceber a tecnologia atuando em diversos aspectos, seja para identificar tendências financeiras, indicar os caminhos através da geolocalização, facilitar a busca por um carro particular, pedir comida, pagar contas, encontrar pessoas, etc.
Quando analisamos a influência da tecnologia dentro da cozinha, além dos itens corriqueiros e tradicionais – como geladeira, microondas e fogão – é possível perceber também uma crescente na aquisição de eletroportáteis com diversas utilidades e funcionalidades que, de uma forma ou outra, trazem ganho para a saúde do usuário.
Cozinha inteligente acessórios
Abaixo temos uma lista com as tecnologias mais comuns presente nos lares atualmente:
– Fritadeira elétrica sem óleo (Air Fryer);
– Fogão por indução;
– Panelas elétricas inteligentes;
– Pipoqueiras;
– Cortador de legumes elétrico;
– Mixer;
– Juicer;
– Máquina de fazer pão;
É possível até mesmo encontrar panelas que não esquentam além dos 82ºC. Essa tecnologia se apóia na teoria de que, nessa temperatura, os alimentos cozinham sem perder seus nutrientes, mas vale lembrar que essa teoria carece de evidências científicas.
Cozinha estilo high tech
Especialistas afirmam que, num futuro próximo, a tendência é interligar esses e outros eletroportáteis através da ‘internet das coisas’, permitindo mais facilidades na elaboração da nossa refeição. Além do mais, os especialistas consideram esse cenário como positivo, tendo em vista que preparar nossa própria refeição – ao invés de adquiri-la já pronta – é uma das etapas primordiais para se obter uma alimentação balanceada.
Outra particularidade das cozinhas hi-tech estão na agilidade dos processos – uma necessidade da sociedade atual. Com as panelas inteligentes, por exemplo, enquanto elas cozinham a refeição, o cozinheiro pode se preocupar com outros afazeres sem se preocupar se aquele alimento vai passar do ponto. E depois de pronto, não é preciso aliviar a pressão da panela. Saudável, prático e eficaz! Interessante, não?
Como montar uma cozinha inteligente (hi tech)
Quem adquire dispositivos inteligentes para auxiliar na preparação de alimentos saudáveis conseguem perceber a diferença no cotidiano sem muito esforço. Na maioria das vezes os consumidores notam melhora na alimentação, humor, resistência física, além de se afirmarem que se alimentam com maior variedade. Esse cenário também faz com que as pessoas deixem de comer fora ou pedir comida com tanta freqüência.
A equipe A+D realizou uma pesquisa de alguns utensílios tecnológicos para as cozinhas que tem a capacidade de proporcionar uma alimentação mais saudável. Conheça a tecnologia do futuro!
– Detector de carnes cruas ou estragadas;
Esse dispositivo funciona como nossos olhos e nariz na hora de distinguir o quão fresca está uma carne.
– Tábua de carne inteligente
Essa tábua de carne sincroniza os dados com um smartphone e informa ao cozinheiro a quantidade de calorias, gordura, proteínas, carboidratos e outros nutrientes de um alimento.
– Frigideira smart
Esse modelo de frigideira também interage com um smartphone para auxiliar o cozinheiro sobre a temperatura ideal para cozinhar um alimento, além de informar quantas vezes o alimento deve ser mexido ou virado. Impressionante, não?
Com os diversos utensílios para cozinhas high tech as pessoas conseguem encontrar facilidades para elaborar alimentos cada vez mais saudáveis, estimulando todos a viver uma vida com mais saúde e prazer.