A sustentabilidade é uma pauta cada vez mais discutida entre pessoas, empresas e poder público, afinal de contas, o meio ambiente suplica por ajuda! Contribuir da melhor forma com a mãe natureza é uma obrigação da sociedade e essa ajuda pode vir de todos os lados, principalmente do segmento de arquitetura e decoração.
Por esse motivo o artigo de hoje vai abordar a sustentabilidade na decoração de interiores e demostrar como a técnica consegue unir economia, inovação e beleza com preservação ambiental, indo muito além do conceito de reciclagem.
Conceito de decoração sustentável
Vale lembrar que o conceito de decoração sustentável abrange uma célula maior que a reciclagem – apesar de a reciclagem ser um dos braços fortes desse tipo de decoração. É importante deixar claro que a base de um projeto de decoração de interiores sustentável está relacionada a durabilidade e empregabilidade de determinado item.
Traduzindo, o conceito de decoração sustentável se refere à quantia de anos que determinado material será utilizado – pelo seu dono inicial e pelos próximos – antes de serem desprezados na natureza por não terem mais valia. Isso quer dizer que a escolha consciente de um produto ou serviço também faz parte da decoração com sustentabilidade.
Sustentabilidade no design de interiores
Veja algumas dicas de decoração sustentável:
– Traga a natureza para dentro de casa
Use e abuse das plantas. Além de deixar o ambiente lindo, as plantas interagem positivamente com nosso bem estar e possuem grande capacidade de filtrar o ar dos poluentes. Sendo assim, não pense duas vezes em decorar sua casa com vasos e jardins verticais.
– Reduza, reutilize, recicle
‘Menos é mais’ também na decoração sustentável. Sempre se questione antes de comprar um objeto de decoração, reforme móveis antigos ou adquira ‘novas’ peças em antiquários ou bazar. Além do mais:
– De preferência por produtos e materiais sustentáveis;
– Utilize madeiras certificadas, de reflorestamento ou demolição, etc.
– Blocos de construção, pallets, fibra de cisal e louças antigas podem contribuir muito para sua decoração sustentável;
Cogite transformar uma arara de roupas velha em um suporte de pendurar vasos de plantas e veja como fica lindo!
– Dê valor à luz natural
A iluminação natural destaca a decoração, faz bem ao corpo humano e também ao nosso bolso. Por esse motivo é importante se aproveitar desse recurso infinito e diminuir o uso de luzes artificiais. Em caso de luz em excesso, considere utilizar cortinas, persianas ou vidros especiais que garantem conforto térmico ao bloquear os raios UV – cenário que também diminuiria o uso de ar condicionado.
– Lâmpadas eficientes e/ou inteligentes
Nos casos onde for indispensável utilizar luz artificial, de preferência às luzes de led ou outra tecnologia que economiza energia, como as tomadas inteligentes. Além de sentir a diferença no bolso, a mãe natureza agradece!
E lembre-se de cuidar para que seu espaço seja sempre confortável e acessível para todos. Decorar com sustentabilidade é sinônimo de decorar com responsabilidade. O impacto ambiental causado pelo segmento arquitetônico é grande e é dever de todos reverem suas idéias e princípios para encontrar alternativas para diminuir as consequências.
Clique na imagem para ver o projeto completo
Profissional: Chácara Santa Clara
Projeto: Residencial Mansões
Profissional: Casu Arquitetura + Piquet Paisagismo