A fachada de casa é o seu cartão de visitas, é ela quem dirá ao mundo que tipo de personalidade tem o morador e o estilo geral da casa, que pode ser moderna, despojada, discreta ou divertida.
Porém, Nem sempre a fachada de casa recebe a importância devida e geralmente é a última etapa do projeto, mas não por isso menos importante. Uma fachada de casa bem planejada vai contemplar iluminação, segurança ao entrar e sair de casa, entrada e saída de veículos e moradores e separar a entrada social da garagem.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fachadas de casas modernas, com cores sóbrias, grandes vidraças, portas pivotantes e projetos paisagísticos estão em alta e são as queridinhas do momento por arquitetos e designer.
A dica para se ter uma fachada moderna, sem que ela fique muito datada com o passar do tempo, é escolher cores mais neutras e fechadas, pedras naturais, madeira e paisagismo de fácil manutenção.
Imagem 1: Essa casa apostou em uma fachada moderna com grandes vidraças demonstrando o pé direito duplo da sala.
Imagem 2: De linhas retas, essa fachada de casa tem iluminação de led embutida e cores sóbrias para contrastar com o jardim.
Imagem 3: O marrom da parte superior destaca o cinza da entrada e combina com o grande portão de madeira escura.
Imagem 4: Original, essa fachada de casa tem teto rebaixado em madeira com iluminação embutida e porta pivotante.
Imagem 5: Nessa fachada de casa cinza foi escolhido para contrastar com as guarnições pretas e destacar a pedra mineira clara.
Imagem 6: Essa fachada de casa arrojada usou uma cerca viva para dar privacidade a piscina e delimitar o espaço de lazer. A iluminação demarca a entrada social da casa.
Imagem 7: Nessa fachada de casa o cinza de tom mais fechado é destacado pela iluminação amarela dos spots e arandelas. O grnade painel de madeira segue o mesmo padrão da porta pivotante.
Imagem 8: Moderna, essa fachada de casa escolheu o cinza para contrastar com o amarelo, a porta de demolição completa a paleta de cores e se torna objeto de destaque.
Imagem 9: De cores sóbrias, essa fachada de casa tem um painel em 3D com iluminação embutida para destacar o paisagismo.
Imagem 10: Suntuosa, essa fachada intercala vidro com pedra natural, a porta de dimensões grandes traz sofisticação para o projeto, enquanto a escada com plantas demarca e separa a entrada social.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mesmo as casas com plantas mais simples podem investir em uma fachada diferenciada para destacar a entrada social ou um pequeno projeto de paisagismo. As opções de revestimentos são enromes e a tentação de colcaor vários deles é grande, mas é possível criar uma fachada de casa simples, mas com muito charme.
A mistura de pedras naturais, metais e cores neutras favorecem projetos mais sóbrios e discretos, sem deixar de ter de lado a elegância e o charme.
Imagem 11: De proporções mais simples, essa fachada de casa tem uma parede de tijolinhos contrastando com o preto e o branco do restante da construção.
Imagem 12: Com cores claras e neutras, o destaque dessa fachada de casa fica para a pedra natural que destaca o branco de portas e janelas.
Imagem 13: Fachada simples, com cores neutras e textura de listras com mini jardim ao lado do portão social.
Imagem 14: A pedra ferro foi usada nessa fachada de casa para criar contraste com o cinza e trazer sofisticação para o projeto.
Imagem 15: Cores neutras e sóbrias sempre ficam bem nas fachadas e tendem a ter uma duração maior à exposição do tempo.
Imagem 16: Essa fachada privilegiou o gramado com um caminho para a porta de entrada. A grande janela ganhou privaicdade com cortinas brancas
Imagem 17: Essa casa de esquina usou um revestimento colorido para a entrada social e manteve o preto para o portão da garagem.
Imagem 18: Essa fachada usou pedras, madeira e cores mais fortes para criar um visual moderno e mais marcante.
Imagem 19: Colocar vidro na fachada de casa é uma opção moderna e que ajuda a deixar o ambiente mais claro. Se você não se importa muito com privacidade, é uma ótima opção.
Imagem 20: Fachada de casa simples com portão de garagem e entrada socila com canteiro e arandelas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nem sempre escolher uma cor mais forte para a fachada da casa é a primeira opção, exige personalidade dos donos e um boa dose de confiança, mas o resultado pode ser excelente se o objetivo for uma casa alegre e descontraída.
O importante em fachadas coloridas é saber criar uma boa paleta de cores, e não ter medo de ousar e chamar atenção. Em casa mais antigas, cores vibrantes aparecem como uma opção para se destacar o estillo e época de construção da casa de forma moderna e divertida.
Já em casas com estilo moderno, essas cores mais fortes podem aparecer para destacar detalhes da obra, compor com outros materiais e deixar o projeto mais arrojado e original.
Abaixo, separamos alguns projetos com cores vibrantes contrastando com pedras naturais, madeira e cores neutras para você se inspirar.
Imagem 21: O amarelo suave dessa fachada destaca as janelas em azul e as guarnições brancas.
Imagem 22: Essa casa antiga ganhou vida com a parede caiada de branco e dois tons de azul para portas e janelas. Note que nessa casa os detalhes originais foram preservados.
Imagem 23: Mais um exemplo de casa antiga que ganhou vida com uma fachada de cores vibrantes. O branco foi escilhido pra destacar os detalhes originais do projeto.
Imagem 24: Essa fachada usou o amarelo para criar contraste com os azulejos trabalhados em azul da parte superior da residência.
Imagem 25: A vidraça deixa à mostra o hall de entrada e o vermelho destaca o tijolinhos. O projeto paisagístico destaca a escada da entrada.
Imagem 26: O canteiro central foi utilizado para separa a entrada social da garagem, o laranja queimado contrasta com a pedra clara da fachada.
Imagem 27: Essa casa ousou escolhendo o lilás e o púrpura para pintar a fachada e destacar o paisagismo.
Imagem 28: A azul escuro dessa fachada de casa destaca as guarnições brancas e deixa a casa sóbria e discreta.
Imagem 29: Original, a escolha desse projeto foi pelo cor rosa em tom forte, o verde do paisagismo faz o contraponto.
Image 30: Essa residência ganhou descontração com o amarelo forte em contraste com o branco.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Casas com dois andares, normalmente, exigem uma fachada mais imponente, pois, possuem mais espaço para se colocar detalhes e iluminação.
Por isso é fundamental que você pense em como quer que seja a fachada do seu sobrado, e isso passa por definir um estilo, que pode ser moderno, discreto, simples, arrojado, colorido ou sóbrio.
O importante na criação do seu projeto é prever as necessidades de iluminação, circulação de pessoas entrando e saindo, como se dará a entrada e saída de veículos, dentre outros detalhes.
Imagem 31: Em um terreno estreito, essa casa ganhou destaque com a fachada preta e o jardim gramado.
Imagem 32: Esse sobrado ficou clean com a paleta de cores sóbrias e iluminação embutida.
Imagem 33: A aposta desse projeto foi na madeira e na iluminação para criar contraste com o muro de pedras naturais.
Imagem 34: Os painéis de madeira trazem calor para essa fachada de pintura cinza chumbo.
Imagem 35: Com muitos ângulos, essa fachada de casa investiu em um vermelho escuro para compor com pedras naturais e vidro na entrada social.
Imagem 36: Aqui, o cinza escuro e o preto são quebrados pelas grandes portas de vidro e pela iluminação amarela.
Imagem 38: Simples e neutra, essa casa dedicou uma parede a receber um tom de vermelho fechado para destacar a fachada de casa.
Imagem 39: Esse sobrado moderno apostou em metal preto, madeira e vidro para compor uma fachada sofisticada.
Imagem 40: Fachada de pedra mineira com portões e metais em preto, a iluminação é fundamental para criar interesse nesse projeto.
Gostou do nosso post sobre fachada de casa? Continue acompanhando nosso site e não esqueça de compartilhar com os amigos.
Acesse nossa lista de arquitetos e designers.