Quem não pensou ainda em fazer um jardim vertical, mesmo que seja pequeno, ainda vai pensar, principalmente depois de ler esse post e ver como pode ser fácil e simples ter um em casa.
Claro que existem projetos super elaborados de jardins verticais e paredes verdes, mas também é possível ter suas mudinhas e flores em casa sem que para isso você precise investir uma pequena fortuna ou fazer uma grande transformação no ambiente.
Dos mais simples aos mais elaborados, veremos a seguir vários projetos de jardins verticais para varandas, corredores, paredes estreitas e até mesmo, cantinhos pequenos que podem se tornar o oásis da sua casa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A princípio você pode achar trabalhoso e dispendioso ter um jardim vertical, ou que é algo que exige muita manutenção e acabe lhe dando mais trabalho que o previsto, mas tudo isso pode ser sanado com a escolha de plantas e flores corretas para o seu ambiente.
Antes de iniciar o seu jardim vertical e sair por ai comprando lindas mudas, pense onde ele será colocado e observe em quais horários há maior incidência do sol, se há correntes de vento, se pega chuva, a quantidade de horas que o local recebe sol, etc.
Com todas essas informações em mãos, pesquise quais são as melhores plantas para o seu tipo de ambiente, vale até mesmo ir visitar um garden ou floricultura e conversar com paisagistas e vendedores, assim as chances de errar são menores.
Imagem 1: Nese projeto vemos uma treliça fixada no teto para acomodar vários vasos de orquídeas, nem sempre o jardim vertical precisa ficar em uma parede, ele pode ser suspenso.
Imagem 2: Essa casa aproveitou o corredor largo para instalar o jardim vertical em estilo mediterrâneo e transformar esse espaço em um ambiente de convívio e relaxamento.
Imagem 3: Diferente, essa residência escolheu criar um pergolado com treliça para acomodar as orquídeas no quintal.
Imagem 4: Essa varanda investiu em grama sintética, estantes e treliças de pinus para criar o jardim vertical e integrá-lo ao restante da decoração.
Imagem 5: Maior, essa varanda instalou um pequeno pergolado para a trepadeira, que também serve de apoio aos vasos de orquídeas. Árvores frutíferas foram plantadas em grandes vasos de chão.
Imagem 6: Diferente, esse projeto escolheu fixar barras de metal no teto para dar suporte aos hangers que acomodam diversas plantas.
Imagem 7: Essa cozinha investiu em uma parede verde para destacar os tijolinhos aparentes e as tubulações expostas ao fundo.
Imagem 8: Mesmo sem ter espaço nas paredes ainda é possível ter um jardim vertical, aqui a treliça foi colocada no teto para servir de suporte para as plantas e luminárias.
Imagem 9: Mais um exemplo de parede verde em um ambiente interno, nesse caso, entre a sala de jantar e cozinha.
Imagem 10: E os jardins verticais ficam lindos do lado de fora também, aqui o muro de madeira recebeu caixotes para acomodar as mudas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os jardins verticais surgiram, principalmente, para atender a demanda de quem mora em apartamentos, porém, não abre mão de ter por perto algumas plantas e até mesmo, uma pequena horta de ervas aromáticas.
Como os espaços estão cada vez mais compactos nos apartamentos, a solução foi a criação dos jardins verticais para as varandas. Abaixo veremos vários exemplos de como ter um jardim vertical.
Antes de escolher um modelo, certifique-se que seu prédio permite esse tipo de instalação nas varandas, se a parede escolhida suportará o peso e observe sempre como será feita a drenagem da água.
Imagem 11: Essa varanda instalou treliças para receber samambaias e orquídeas, que vão muito bem em locais onde não incidência direta do sol por longos períodos.
Imagem 12: Nesse projeto vemos o jardim vertical acomodado em blocos de concreto, os balanços de madeira trazem charme e personalidade ao ambiente.
Imagem 13: Essa varanda investiu no jardim vertical e em diversos vasos de chão para pequenos arbustos e árvores, o chão com pedriscos e deck de madeira dão o toque rústico.
Imagem 14: O foco central dessa varanda é a grande parede verde criada atrás do sofá e que recebeu iluminação para ser destacada.
Imagem 15: Outro exemplo de parede verde, essa varanda menor investiu em samambaias para compor o jardim vertical.
Imagem 16: Nem todo jardim vertical precisa ser grande ou elaborado, esse espaço escolheu prateleiras para acomodar pequenos vasos com folhagens diversas.
Imagem 17: Outro exemplo de jardim vertical simples, o parapeito da janela e uma estante de madeira recebeu as flores dessa varanda.
Imagem 18: Pequena, mas muito charmosa, essa varanda instalou uma treliça para fixar com ganchos os vasos de plantas.
Imagem 19: Moderno, esse projeto investiu em jardineiras suspensas e conjunto de pendentes para criar uma iluminação diferenciada para o jardim vertical.
Imagem 20: A proposta dessa varanda gourmet foi instalar uma parede verde entre as portas de acesso, trazendo interesse e charme para a decoração.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os jardins verticais de madeira costumam ser os modelos mais comuns, pois, com a instalação de um painel ou uma treliça simples você conseguirá acomodar vários vasos e mudas no mesmo lugar sem precisar fazer muitos furos nas paredes.
Outra vantagem dos jardins feitos em madeira é que são decorativos, uma parede precisando de uma pintura, pode ganhar outra cara com um palete, um painel de madeira ou uma treliça de bambu.
Além disso, os jardins verticais feitos em madeira, seja em palete, treliça, painel ou prateleiras podem ser projetados até mesmo para espaços bem pequenos e internos, não há desculpa para não ter plantas em casa.
Imagem 21: Essa grande varanda utilizou a madeira para cobrir todas as paredes e fazer uma divisória com o jardim vertical, dando privacidade ao outro lado do ambiente.
Imagem 22: Discreto e elegante, esse pequeno jardim vertical foi projetado na parede da cozinha que recebe mais luz.
Imagem 23: Moderna e sofisticada, essa cozinha recebeu um grande painel de madeira que acomoda o jardim vertical e se estende para o teto.
Imagem 24: Essa sala usou uma estante vazada para fazer a divisória com o quarto e receber os vasos. Uma solução simples e econômica para quem não abre mão de ter plantas em casa.
Imagem 25: Até mesmo pequenos espaços podem ser usados para se criar um jardim vertical, esse canto recebeu prateleiras de madeira e vasos de chão com diferentes mudas de folhagens.
Imagem 26: Estreita, essa sacada criou um grande painel de madeira com jardineiras para acomodar flores e mudas.
Imagem 27: Mais um exemplo de treliça em varanda, nesse projeto, o charme ficou por conta da variedade de modelos de vasos e plantas.
Imagem 28: A vantagem de ter um painel de madeira como esse é poder acomodar vários vasos em um único lugar e em diferentes alturas, criando interesse para a composição.
Imagem 29: Para quem não tem varanda ou grandes espaços, pequenas estantes podem resolver o problema e acomodar várias plantas no interior da casa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para quem tem um espaço maior, ou um corredor meio sem graça em casa, e gosta de plantas, investir em um jardim vertical pode ser uma solução perfeita para alegrar o ambiente, trazer frescor e de quebra, ainda ter ao alcance das mãos algumas ervas aromáticas e chás, ou mesmo, flores para admirar.
O fato é que o jardim vertical tem a capacidade de dar uma nova cara para ambientes de passagem e ressignificar ambientes de convivência, como os quintais e áreas gourmets.
Imagem 30: Esse projeto de jardim externo recebeu os painéis de madeira e um caminho de pedras no meio do gramado, o canteiro mudas no chão e iluminação deixam o ambiente charmoso.
Imagem 31: Externo, esse jardim vertical de orquídeas foi colocado em um pergolado que proteje as mudas do sol direto.
Imagem 32: Mesmo um pequeno corredor pode se tornar um jardim vertical. Essa casa escolheu pedriscos e decks de madeira para fazer o caminho e peinéis de madeira acomodar a orquídeas.
Imagem 33: Feito de blocos de concreto, essa parede verde está instalada na entrada da residência, deixando-a moderna e sofisticada. Para jardins externos e muito altos como esse, prefir mudas de pouca manunteção.
Imagem 34: Com canteiro de concreto e treliça de bambu, esse jardim conta até com uma fonte de água. Os vasos de parede de fibra de coco deixam a decoração mais rústica.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E para quem não tem um corredor, uma varanda ou um quintal, ainda é possível ter um jardim vertical, mesmo que pequeno dentro de casa, abaixo selecionamos algumas ideias para que você possa ver como não existe desculpas para não ter ao menos três ou quatro vasinhos em sua casa.
Os projetos abaixo são apenas ideias referências, você pode e deve soltar a imaginação na hora de criar seu jardim vertical e fazer dos cuidados um momento para relaxar.
Imagem 35: Pouco ou nenhum espaço deixou de ser desculpa para não ter ao menos algumas mudinhas dentro de casa. Essa cozinha instalou uma prateleira suspensa para colocar na janela as mudas de ervas aromáticas.
Imagem 36: Outro exemplo de vasos colocados em espaços pequenos, ao invés de receber cortinas, os varões receberam vasos.
Imagem 37: Esse é um jardim vertical autoirrigável, instalado em uma pequena coluna no meio do ambiente. Esse tipo de jardim exige pouca manutenção e ocupa pouco espaço.
Imagem 38: As paredes do lado externo da casa também podem receber plantas, painéis feitos de palete ou madeira de demolição são ótimos para esse tipo de projeto, basta impermeabilizá-los.
Imagem 39: Nem o quarto escapa dos projetos verdes, esse ambiente de estilo Boho ganhou uma grande prateleira para acomodar várias plantas em cima da cama.
Imagem 40: Esse projeto investiu em barras de metal mais grosso e baldinhos de alumínio para ocupar o caixilho da janela.
Curtiu nosso post? Não deixe de compartilhar com seus amigos e continue acessando nosso site para ficar antenado com as tendências de designer e arquitetura.
Acesse nossa lista de arquitetos e designers.