Vai decorar seu lar e não sabe a combinação de cores perfeita? Que dúvida mais gostosa, não é? Se você tem paixão por cores acompanhe esse artigo até o final e saiba como criar combinações inspiradoras para compor a decoração do seu lar ou escritório.
As cores na decoração de interiores
Para quem deseja renovar o ambiente escolher as cores certas pode trazer sensações inexplicáveis aos usuários, afinal de contas, as cores possuem a capacidade de se comunicar com nosso cérebro, influenciando diretamente no nosso humor, escolhas, apetite, capacidade de concentração, sensação de conforto, etc.
Quando observado desse ponto de vista, elaborar combinações perfeitas de cores para decorar os ambientes pode proporcionar um conjunto de sensações aos freqüentadores de determinado local.
Vale lembrar que a influência das cores não deve ser aproveitada somente nas paredes ou nos móveis; a cor também deve ser bem escolhida para os tecidos e objetos do local que comporão a decoração do local.
Como combinar cores na decoração
Para entender como combinar as cores é preciso compreender antes o círculo cromático – ou roda das cores. O círculo é a representação de todas as cores que nosso olho pode perceber. Através da roda das cores também é possível perceber, com mais facilidade, as cores quentes, frias e neutras.
Ao compreender o círculo é possível aplicar o conhecimento para elaborar combinações de cores perfeitas para aplicar nas paredes, tecidos – como as cortinas e almofadas – e objetos do décor. A roda das cores é composta por 12 seções, cada um contendo 03 cores primárias, 03 cores secundárias e 06 cores terciárias. A partir dessa definição é possível criar harmonias entre as cores.
Decoração harmônica – Como harmonizar as cores na decoração
A decoração harmônica utiliza três cores quentes e três cores frias em harmonia. Utilizando a roda das cores o decorador estabelece uma ligação entre a cor principal e as cores na seqüência – ou adjacentes. Um exemplo fácil de perceber é a junção do vermelho, amarelo e laranja – ou as cores adjacentes, como o roxo e violeta.
O interessante nesse modelo é sempre utilizar uma cor neutra como principal (como na parede) e as demais cores seqüentes nos tecidos e objetos do local.
Decoração monocromática
Utiliza-se diferentes tons da mesma cor (tom sobre tom). Para decorações com cores monocromáticas também é indicada a utilização de cores neutras, como marfim, branco e tons pastéis, pois essas cores dão equilíbrio às peças. Além do mais, cores neutras em tecidos proporcionam sensação de leveza e frescor no ambiente.
Decoração cores análogas
As cores análogas aparecem na seqüência na roda das cores. A junção das cores análogas fica harmoniosa, mas esse tipo de decoração não oferece tanto destaque (contraste), tendo em vista que todos os tons possui uma cor em comum.
Decoração cores complementares
O oposto da decoração harmônica. Nesse tipo de decoração são utilizadas as cores do lado oposto do círculo cromático que, quando combinadas causam contraste e conforto visual. Um bom exemplo dessa combinação é utilizar o laranja e azul, ou verde e vermelho.
Além do mais, existem diversas outras combinações de cores harmônicas:
– Decoração em triangulação
– Decoração meio-complementares
– Decoração em retângulo
– Decoração em quadrado.
– Decoração em harmonia 60º
– Decoração de 90º
Com essas informações em mente basta deixar a criatividade ganhar asas!