A varanda gourmet, seja em uma casa ou em um apartamento, normalmente acaba se tornando o cômodo principal, onde recebemos os amigos e familiares, cozinhamos, organizamos reuniões e churrascos.
Seja ela grande, pequena, estreita, fechada com vidro ou não, a varanda acaba recebendo diversas funções e por isso é preciso pensar em como organizar esse ambiente para que as necessidades sociais e dos moradores sejam satisfeitas.
Por isso, pensar em um projeto prático, funcional e esteticamente bonito é muito importante, principalmente quando esse ambiente se integra as demais áreas sociais da casa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As varandas gourmets entraram para o hall da lista de desejos de quem está construido, reformando, comprando ou redecorando, e o motivo é simples: é nesse espaço onde cozinhamos, recebemos pessoas queridas, podemos ter mais contato com plantas, ver o céu e olhar para o horizonte.
Os modelos são variados, vão desde pequenas varandinhas a espaços suntuosos com grandes mesasa de jantares e ilhas centrais. Mas independente do tamanho da sua varanda, o importante é fazer com que ela funciona e atenda a suas necessidades.
Imagem 1: Varanda gourmet rústica com península para banquetas e pendentes rústicos. O forno e fogão a lenha dão o clima rústico para esse projeto.
Imagem 2: Em estilo industrial, essa varanda gourmet tem bancada em pedra e uma mesa com seis cadeiras para refeições.
Imagem 3: Uma boa forma de aproveitar o espaço é criar uma bancada para acomodar bancos e cadeiras como foi feito nesse projeto.
Imagem 4: Mesmo sendo estreita, essa varadna acomodou uma pequena ilha para refeições rápidas e uma churrasqueira elétrica.
Imagem 5: Esse apartamento colocou a cozinha na varanda, otimizando o espaço com uma ilha central que também serve de mesa.
Imagem 6: Essa varanda criou uma ilha com choperia para acomodar as banquetas altas, a pedra marrom destaca o teto rebaixado.
Imagem 7: Aqui a varanda integra sala de jantar e cozinha, os tons neutros deixam a decoração clean.
Imagem 8: Varanda Gourmet ampla com cores claras e grande mesa de madeira. Os pendentes industriais trazem modernidade ao projeto.
Imagem 9: A parede de pedra ferro deixou a varanda mais rústica e combina com o teto rebaixado de madeira.
Imagem 10: Essa varanda gourmet foi fechada com persianas e recebeu uma mesa de jantar e prateleiras para acomodar plantas e decoração.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando se pensa em varanda gourmet a primeira coisa que se vêm a cabeça é a churrasqueira, por isso, separamos abaixo alguns projetos onde essa peça é protagonista.
Antes de comprar a churrasqueira dos seus sonhos, avalie qual modelo será mais adequado para o seu espaço e se o seu prédio possui alguma norma sobre a instalação da peça.
Imagem 11: De tamanho compacto, essa varanda gourmet tem um churrasqueira e uma horta vertical, o lustre turco combina com os azulejos.
Imagem 12: A parede de concreto queimado deixa o ambiente moderno e contrasta com o piso de madeira. A ilha central serve de apoio para as bebidas e refeições.
Imagem 13: A parede lousa deixa a varanda gourmet descolada, a mesa quadrada traz sofisticação pra o ambiente, enquanto as cadeiras combinam com a marcenaria.
Imagem 14: Nessa varanda gourmet, a marcenaria projetou uma pequena bancada que apoia a mesa de jantar. O teto rebaixado recebeu projeto luminotécnico.
Imagem 15: Os azulejos coloridos deixa o ambiente mais divertido, as banquetas de rattan dão o toque rústico ao projeto.
Imagem 16: Estreita, essa varanda gourmet tem uma churrasqueira e espaço para cuba e armários, as pedras e o deck de madeira deixam o ambiente mais despojado.
Imagem 17: Com espaço estreito, essa varanda gourmet tem churrasqueira, pia e uma pequena mesa com bancos em fibras naturais.
Imagem 18: Esse projeto criou uma ilha com mesa, armários e prateleiras, dando espaço para cuba, adega e churrasqueira.
Imagem 19: Essa varanda gourmet escolheu uma churrasqueira elétrica e criou espaço para cuba e ilha com banquetas.
Imagem 20: Outro exemplo onde uma pequena ilha foi criada, o diferencial dessa varanda é o projeto luminotécnico, que conta com pendentes, spots e arandelas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em casas e apartamento cada vez mais reduzidos, integrar ambientes é uma solução inteligente para conseguir ampliar esses espaços e criar ambientes multifuncionais.
Integrar cozinha e varanda é uma opção funcional para quem quer ganhar espaço e modernidade, além disso, a integração pode favorecer a interação entre as pessoas e a circulação dos ambientes.
Imagem 21: Integrada com a cozinha, essa varanda gourmet tem churrasqueira e ampla mesa de jantar.
Imagem 22: Esse projeto usou a marcenaria para criar espaços de armazenamento, nichos e local para churrasqueira.
Imagem 23: A cozinha americana foi integrada com a varanda através da bancada, que serve de apoio para refeições rápidas.
Imagem 24: Moderna e descolada, essa varanda gourmet, tem banquetas coloridas e pendentes industriais.
Imagem 25: A varanda gourmet segue o projeto de marcenaria e a paleta de cores da cozinha, que é neutra e sóbria.
Imagem 26: Ampla, essa varanda gourmet também abriga a cozinha e conta com ilha, churrasqueira e iluminação por spots.
Imagem 27: Essa varanda de proporções grandes abriga a cozinha e a sala de jantar e ainda tem uma grande ilha com tampo de pedra.
Imagem 28: A mesa encostada na ilha otimiza o espaço e cria um ambiente mais desocntraído para as refeições.
Imagem 29: O destaque desse projeto é o teto com sanca de gesso e centro rebaixado em madeira clara.
Imagem 30: Com estilo campestre essa varanda abriga uma cozinha completa, uma ilha e mesas para refeições.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Escolher uma mesa para a varanda pode ser uma tarefa difícil, a dica é pensar qual será função dessa mesa: refeições rápidas, encontros familiares, reuniões entre amigos, apenas apoio para pequenas reuniões, grandes festas, etc.
Com a função definida e espaço físico muito bem medido, é hora de escolher a mesa. Mesas redondas são mais práticas e conseguem acomodar mais pessoas ao redor, mesas quadradas são modernas, mas ocupam mais espaço, as retangulares ficam ótima em espaços mais estreitos.
Imagem 31: Essa projeto escolheu o cinza para as paredes e um armário simples de madeira para combinar com a mesa e as cadeiras.
Imagem 32: Esse ambiente pequeno aproveitou o vão da parede para colocar a churrasqueira e a cuba. A mesa quadrada acomoda os banquinhos.
Imagem 33: O azul foi escolhido para contrastar com o revestimento de tijolos e de deixar o projeto mais descolado.
Imagem 34: Sem churrasqueira e pia, essa varanda optou por acomodar armários brancos e uma mesa industrial para refeições. O pendente com detalhe me rose gold deixa o projeto atual.
Imagem 35: Grande, essa varanda tem ilha com fogão, churrasqueira e mesa redonda para otimizar a circulação. A madeira dos painéis traz aconchego.
Imagem 36: Espaços estreitos ficam melhores com mesas redondas, aqui, o móvel escolhido é pequeno e ocupa pouco espaço.
Imagem 37: Com cores bem neutras, essa varanda optou por uma mesa com tampo de vidro e cadeiras estofadas.
Imagem 38: Integrada com a sala de jantar, essa varanda tem forno a lenha e churrasqueira, os revestimento traz rusticidade ao ambiente.
Imagem 39: Estreita e longa, essa varanda recebeu uma grande mesa de madeira com bancos coloridos.
Imagem 40: A mesa Saarinen é uma peça clássica, e foi usada nesse projeto para otimizar o espaço e acomodar mais pessoas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nem sempre uma varanda gourmet precisa ser grande e muito sofisticada, muitas vezes, soluções mais simples e econômicas conseguem atender bem as necessidades desse espaço.
A grande maioria dos apartamentos possuem varanda, mesmo que seja pequena, por isso separamos alguns projeto onde a simplicidade traz soluções inteligentes para esses espaços mais compactos.
Imagem 41: Embora pequena, essa varanda gourmet criou uma pequena ilha para servir de apoio.
Imagem 42: Estreita, essa varanda planejou armários e um pequeno pergolado para jardim vertical.
Imagem 43: O azulejo moderno deu destaque aos armários, o cantinho do café recebeu banquetas e espelho ao fundo.
Imagem 44: Moderna e prática, essa varanda tem churrasqueira, pia mono comando e armários. A ilha de concreto queimado contrasta com os ladrilhos hidráulicos.
Imagem 45: A marcenaria com iluminação embutida é sofisticada e moderna, o contraste fica por conta das plantas naturais.
Imagem 46: A bancada de porcelanato cinza deixa o ambiente moderno e discreto e faz um contraponto ao revestimento branco da parede.
Imagem 47: O azulejo em chevron traz impacto visual para essa varanda pequena, a marcenaria acoma a churrasqueira.
Imagem 48: O grande destaque desse projeto é o pendente industrial cromado posicionado em cima do barzinho.
Imagem 49: Elegante, esse projeto apostou no preto e em tons escuros de madeira para teto e a mesa.
Imagem 50: Simples e funcional, essa varanda escolheu prateleiras para organizar os objetos e armários coloridos para deixar o ambiente descontraído.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Curtiu nosso post sobre varandas? Tem muito mais conteúdo recheado de ideáis e projetos originais em nosso site.
Acesse nossa lista de arquitetos e designers.