Projeto

Res. Península dos Pássaros

O projeto foi elaborado priorizando a vista para todos os ângulos da lagoa de todos os ambientes da casa e, abraçando com sua forma arquitetônica o terreno.  A proposta integrando a parte social com a área de lazer e preservado a parte íntima, que se interligam amarrando dois “L”s invertidos entre a forma da casa e a piscina. A piscina entra na casa e circunda o jardim e vai até as salas. Uma ponte liga o gourmet à jacuzzi. Todos os quartos são voltados para a lagoa e todos os banheiros inclusive o banho casal com uma vista em “L” também e, panorâmica. A forma escolhida ainda traz privacidade aos moradores e protege da rua.  A sensação de amplitude que se tem em todos os ambientes da casa é feita através dos vidros e, quando precisam de privacidade através da marcenaria, dos toldos e telas solares. Todos os ambientes da casa recebem o nascente.  O projeto é muito simples de ler, devido aos ambientes integrados e pé direito duplo das salas. A sensação de integração está sempre no fato de um ambiente fazer parte do outro quando começa. Os acabamentos foram escolhidos a dedo com limensotne san remy, madeiras de demolição tratadas, e enormes pranchões de madeira maciça instalados em obra. Tudo para dar praticidade, com beleza e aconchego.

Nas salas de estar e jantar tem uma lareira a gás, (ecologicamente correta) em marrom Imperador Dark para esquentar o ambiente e, enormes cortinas de linho associado à tela solar para a vista. O lavabo foi pensado no formato de um pedestal para uma linda escultura no pé direito duplo, na qual associado à escada compõem a fachada frontal da casa. Muito vidro e estruturas leves como a escada solta na janela com jardim seco embaixo. O Home cinema integrado com home Office vislumbra toda a casa, salas, lazer e quartos. É sem dúvida o ambiente de maior convivência da família que amarra ou forma o abraço do “L”de toda a arquitetura da casa. Lembrando que a arquitetura e decoração foram feitas por mim.

Os quartos foram feitos de acordo com a necessidade do proprietário e, todos com closet e banhos e com as camas voltadas para a vista. A suíte máster com vista deslumbrante, acaba arrematando o fim da arquitetura com o “L” da varanda, banho e vista panorâmica. O pórtico da caixa d’água reserve a vida social e íntima da casa protegendo os ambientes e amarrando o volume da caixa d’água.

O proprietário queria uma casa para descanso e lazer com muito verde,  que tudo estivesse integrado. Na casa se vê tudo de todos os ângulos com recursos para esconder.

A integração vai desde as paginações de pisos, todo luminotécnico e decoração com escolha dos móveis. Em todos os ambientes encontramos harmonia e referência que dialogam um com outro.

O conceito de começar tudo pelo “L” foi devido à forma do terreno, vistas, insolação e com a certeza de que, trabalhando essa forma e repetindo inúmeras vezes e, de formas  completamente diferentes ela se interage em conjunto e abraça protegendo.

                O maior desafio são os vão enormes e estruturas leves.

                As soluções mais marcantes do projeto são estruturais que foram sugeridas pela arquiteta em conversa com calculista de maneira que todos os grandes vão se tornaram únicos, com visual simples, mas muito elaborados na verdade.  Escada flutuante de estrutura metálica revestida de limenstone, portes em deck de madeira plastwood e passarela em vidro, são algumas das estruturas que tornam o projeto aparente mente simples, elaborado. As esquadrias em “L” como da suíte de casal também valorizam o projeto trazendo a lagoa para o interior.

 

Local
Compartilhe