12 programas úteis para design de interiores

7 de maio de 2019

[07/05/2019]
A tecnologia é uma verdadeira aliada dos designers de interiores. Existem vários softwares que ajudam a tirar as ideias do papel, checar medidas, estimular a criatividade, etc. Além de facilitar o trabalho, eles também são uma ótima ferramenta para ajudar a conquistar clientes. Afinal, quanto mais detalhado e realístico o projeto estiver, mais valor terá o seu serviço. Diante de tantas opções no mercado, você já tem um programa para design de interiores favorito? Se ainda não encontrou a melhor opção, está no lugar certo!

1- Sweet Home 3D
O Sweet Home 3D é um software para design de interiores gratuito e bastante intuitivo. Ele permite criar uma planta 2D com toda a distribuição dos móveis e visualizá-los em 3D. O usuário pode desenhar as paredes do cômodo sobre um modelo pronto de planta, e então arrastar e distribuir os móveis disponíveis em várias categorias. Também é possível editar a cor, espessura e textura das paredes, além de adicionar portas e janelas. Ao finalizar o projeto 3D, existe a opção de criar um vídeo do projeto. Seu computador anda travando na hora de projetar? Conheça os melhores notebooks para arquitetos

2- Promob Arch
Se você procura um programa para designer de interiores totalmente 3D, o Promo Arch é uma excelente sugestão. Além de construir paredes, inserir módulos e calcular distâncias, o usuário tem acesso a alguns diferenciais. Um deles é possibilidade de criar uma animação onde o próprio cliente passeia pelo ambiente decorado – um ótimo recurso para encantá-lo e mostrar o diferencial do seu trabalho. Esse programa de design de interiores 3D também permite construir armários, criar biblioteca de objetos favoritos e visualizar até 4 vistas simultaneamente. Os valores estão disponíveis no site da empresa.

3- Autodesk HomeStyler
É claro que o Autodesk HomeStyler não pode faltar na nossa lista de melhores programas para design de interiores. Assim como os demais programas, ele também possibilita a criação de plantas e a visualização 3D dos ambientes. Mas um de seus diferenciais está na possibilidade de incluir imagens de cômodos que já existem. Após incluir a foto, o usuário tem disponível uma galeria com inúmeros estilos de decoração prontos que podem ser personalizados para trazer inspirações. Entre os objetos que podem ser incluídos estão móveis, tapetes, pinturas, espelhos, luminárias, entre outros. Além do software, o usuário também pode baixar o aplicativo que está disponível para iOS e Android (é gratuito). Falando praticidade, ganhe tempo e encante os clientes com 19 aplicativos para design de interiores.

4- Ikea Home Planner Online
O Ikea Home Planner Online é um programa para designer de interiores gratuito ideal para a verificação de espaços e medidas. Uma curiosidade é que ele foi criado por uma marca sueca de mesmo nome que vende objetos populares. No catálogo estão cadeiras, mesas, camas, armários, entre outros mobiliários. Apesar de ter uma interface simples, ele oferece um bom nível de detalhamento. O software conta com abas onde é possível conferir a planta com os objetos, visualizador 3D e cálculo de preços dos móveis.

5- SketchUp
O Sketchup conquistou bastante espaço no mercado nos últimos anos devido a sua interface intuitiva, mas esse não é o seu único destaque. Uma das suas principais vantagens é a integração com o 3D Warehouse. Trata-se de uma plataforma, desenvolvida pelo Google, que coloca à disposição do usuário uma infinidade de objetos 3D. Esse recurso oferece mais realidade ao projeto e otimiza o trabalho. Outra vantagem desse software para design de interiores é a quantidade de plugins e atalhos, que aprimoram a usabilidade e oferecem resultados acima da média.

6- Planner 5D
O Planner 5D é ideal para a criação de plantas detalhadas e projetos de interiores. Além de criar um projeto totalmente novo, o usuário também pode utilizar plantas prontas e adaptá-las de acordo com as suas necessidades. Um dos destaques é a facilidade para criar imagens 3D e convertê-las em imagens realistas com qualidade HD. Além do software para PC ou MAC, o usuário também pode baixar o aplicativo gratuitamente no iOS ou Android.

7- Roomle
Se você está procurando programas para fazer projetos de design de interiores mais simples, o Roomle é a escolha ideal. Ele permite a criação de belos ambientes decorados 2D e 3D em poucos cliques. Com o recurso da realidade aumentada, o usuário pode visualizar os objetos da plataforma dentro de ambientes que já existem. O programa também tem opções mais avançadas, que permitem a compra dos objetos dentro da própria plataforma.

8- pCon.planner
O pcCon.planner é um programa de design de interiores 3D que permite criar projetos residenciais, comerciais e vários outros. Durante a criação de cada ambiente, o usuário consegue visualizar 4 telas simultaneamente, recurso que oferece uma visão geral do trabalho. Além disso, também é possível criar imagens panorâmicas, renders e ambientes a partir de plantas já existentes. O programa tem versão paga e gratuita.

9- My Deco
Esse programa para designer de interiores tem ótimos gráficos e é de fácil utilização. Ao criar um projeto, ele oferece 4 opções: criar um novo ambiente, escolher um formato pronto, navegar pelas estruturas que já foram criadas por outros usuários ou fazer upload de uma foto. O My Deco também conta com uma série de elementos que ajudam a projetar o ambiente dos sonhos, como pinturas, papel de parede, pisos, acessórios e mobiliário que existe de verdade. É possível baixá-lo gratuitamente.

10- 3D Spacer Designer
Provavelmente, você já ouviu falar do 3D Spacer Designer. Se não, prepare-se para incluir mais um software para design de interiores na sua lista de favoritos. Ele conta com objetos e superfícies já prontos em que o usuário pode incluir suas ideias de forma simples. É possível editar as texturas, cores, revestimentos e acessar uma galeria com diversos móveis. Um destaque do 3D Spacer Designer é a qualidade da sua renderização e imagens panorâmicas, recursos essenciais para encantar o cliente. Ele é pago, mas se você é estudante pode usá-lo gratuitamente com algumas limitações.

11- Floorplanner
O Floorplanner é um site, mas oferece os mesmos recursos de vários programas de design de interiores que vimos até agora. Ele tem ferramentas que ajudam os usuários a criarem plantas e ambiente decorados rapidamente. Devido a sua simplicidade e a falta de renderização, ele não é o mais indicado para apresentações ao cliente. Mas se a ideia é fazer algo mais resumido para levar em uma reunião ou incluir em portfólio, vale a pena conhecer.

12- V-ray
Sabemos como o cliente gosta de ver imagens realísticas dos projetos, não é mesmo? Diante desse contexto, é importante contar com um software renderizador. Nossa dica é o V-Ray. Seu diferencial em relação a outros programas semelhantes no mercado é a velocidade do processamento. Ele também permite que o material configurado seja salvo para a utilização em outros projetos, otimizando o processo de configuração. Outra vantagem é que ele é compatível com a maior parte dos programas de modelagem 3D, como o SketchUp, Revit e o 3ds Max.

Fonte: www.vivadecora.com.br