5 dicas para reduzir o ruído

8 de maio de 2019

[08/05/2019]
Impedir que o barulho aconteça lá fora é impossível. Principalmente nas grandes cidades com essa imensa frota de carros, construção civil, barulho de vizinhos etc… Agora, o que podemos fazer para que estes incômodos não perturbem tanto nosso sossego no lar?

Quando entramos numa sala de cinema ou teatro parece que nem existe barulho lá fora, com pessoas falando, carros passando…Ambientes como esses tem projeto acústico adequado para que o barulho externo não atrapalhe o espetáculo. Um bom projeto acústico depende muito da escolha correta de materias. Será que dentro de nossas residências estamos escolhendo os materiais corretos?

Quando entramos em um imóvel vazio, mesmo quando falamos baixinho a nossa voz parece que duplica. Isto normalmente acontece pela presença de materiais duros. Como assim? Chamo de materiais duros o tijolo da parede, o taco ou porcelanato do piso, laje ou forro de gesso no teto. O som da nossa voz “bate” nesses materiais duros e são refletidos várias vezes (tipo bate e volta) até ficar mais fraco e perder energia. Mas como o espaço está vazio, o som bate na parede, piso, teto e como não encontra nenhum obstáculo ( um sofá por exemplo) no meio do caminho, esses rebatimentos nas superfícies duras fazem com que o ambiente fique reverberante (parece que aumentou o volume) e até com o eco. É com esse raciocínio, que quero compartilhar algumas dicas hoje.

Vamos lá?

Dica 1- Vedação das janelas. Uma escolha adequada da janela pode reduzir bastante o ruído externo (a tal obra da construtora ao lado). Verifique se as folhas das janelas estão bem vedadas e, se as borrachinhas não estão desgastadas. Com o tempo, o material sofre desgaste e dificulta a vedação.

Dica 2- Substitua persianas por cortinas, ou instale as duas opções juntas. A persiana e janela com problemas de vedação vão deixar o som passar de qualquer jeito. A cortina grossa, quando fechada, não vai isolar de vez o som do lado de fora. Mas ajudará a diminuir esse ruído de fundo, pois absorverá os ruídos que entrarem e os ruídos internos do próprio ambiente. Uma cortina como blackout é uma boa solução.

Dica 3– Vizinho reclama do barulho do seu sapato, mesmo não sendo salto agulha? Mais uma vez: materiais duros. Esse somatório do  piso (taco  ou tábuas, cerâmica etc) e a laje (material duro) intensifica o toc toc da pisada do sapato, pois o ruído de impacto é transmitido pelos materiais duros com muita facilidade. Primeira atitute é deixar o sapato do lado da porta, ou então, comprar um material maleável que amorteça o som. Como? Compre um tapete grosso e fofinho!!! No mercado existem várias opções. Ainda tem como fazer obra? Instale uma manta entre a laje e o piso para amortecer esse som de impacto. Esta é a solução ideal.

Dica 4– Noites silenciosas e sem ruídos. Você tem sono leve e aquela televisão alta do quarto ao lado incomoda? No quarto vale também pensar como o imóvel vazio. A idéia aqui é fazer um balanço na quantidade de materiais duros por outros que absorvam o som, como estofados, almofadas… Um ótimo aliado também é o painel para televisão. Aquela folga de uns 10 cm do painel o transforma em um objeto absorvedor especial, permitindo que o som chegue com menor intensidade ao quarto vizinho (menores frequências do som).

Dica 5- A cabeceira da cama  revestida com tecido  pode ser mais eficaz que a cabeceira de madeira pintada em laca, pois materiais macios, porosos e fibrosos tem mais capacidade de absorção do som. Nas paredes, a presença de quadros com tela (sabe os furinhos?) é uma ótima solução para ajudar a “amortecer”o som. E somando cortina, mais edredon, mais tapete…Tudo isso faz com o som produzido dentro ambiente penetre nessas superfícies, seja então absorvido, e volte com menor intensidade no espaço.

Fonte: natalianoleto.com.br