Arquitetos em Belo Horizonte

17 de novembro de 2020

Pesquisando sobre arquitetos em Belo Horizonte? Veja abaixo a indicação de cinco renomados arquitetos localizados na cidade de Belo Horizonte, porém, atencipadamente, conheçam as funções da profissão e saibam em que o arquiteto pode auxiliar. 

arquitetos em belo horizonte

A arquitetura refere-se a toda construção e todos os passos para a modelagem de um ambiente, incluindo o projeto e execução. Entretanto, em diversos momentos durante a reforma surge a dúvida sobre qual profissional é mais indicado para trabalhar em determinadas áreas: arquiteto, engenheiro ou designer de interiores? 

Embora existam muitas similaridades entre essas profissões, o que faz com que sejam tão comumente confundidas, cada profissão tem suas atribuições específicas. Por exemplo: projetar, construir, decorar, entre outros. 

É extremamente importante ter em mente o tipo de obra/reforma a ser executada e procurar profissionais capacitados para execução. 

O que faz um arquiteto?

O profissional de arquitetura é responsável pela criação dos projetos para casas, edíficios ou outros estabelecimentos, visando a otimização e organização dos espaços e ambientes, pensando no cliente final, ou seja, o usuário daquela construção. 

Além de uma bela estética, o arquiteto pensa no conforto, na praticidade e na ergonomia, respeitando o meio ambiente e otimizando os espaços para que sejam funcionais. Do mesmo modo, o arquiteto leva em consideração em todos os projetos, a harmonização da iluminação e uma boa ventilação. 

O arquiteto será o responsável por indicar quais os melhores materiais para cada tipo de construçao, bem como os melhores acabamentos de acordo com os desejos de cada cliente. 

Ainda mais, entre as inúmeras atribuições do arquiteto, podemos destacar: supervisão e gestão de obra, coleta de dados, elaborar relatório de viabilidade técnica, prestar assistência técnica, realizar vistorias e laudos, elaborar orçamentos, entre muitas outras. 

Por isso, é importante que o arquiteto adquira e exercite algumas habilidades, como: ser criativo, original e inovador, mantendo-se sempre atento as novas tendências do mercado, antenado com novos lançamentos, materiais e fornecedores, sempre pensando em novas soluções. 

Abaixo, selecionamos cinco arquitetos em Belo Horizonte e região junto com suas biografias, para nos contar mais sobre a profissão e os projetos que executam.

Arquitetura em Belo Horizonte

Belo Horizonte é um dos lugares com uma das arquiteturas mais bonitas do Brasil. Os prédios e edifícios variando entre estilos e épocas, transformam sua arquitetura em algo clássico e moderno ao mesmo tempo.

Com influências de vários estilos, a arquitetura em Belo Horizonte, embora não seja marcada por uma identidade visual particular, possui charme e beleza, em especial no centro histórico com grandes edifícios clássicos e históricos.

Um dos principais edifícios da arquitetura na cidade é o Conjunto Governador Kubitschek, mais conhecido como Edíficio JK, um conjunto residencial composto por duas áreas com dois grandes edifícios, chamados de Bloco A e Bloco B. Atualmente é considerado um monumento histórico da cidade.

edifício JK

Projeto em 1952 pelo arquiteto renomado Oscar Niemeyer e executado pelo engenheiro Joaquim Cardoso, essa obra foi inspirada nos falanstérios do século XIX e originalmente foi pensada para acomodar um museu de arte moderna, além de repartições públicas e residência para alguns funcionários.

Entretanto, assim como esse edifício, existem muitos em Belo Horizonte para se inspirar, admirar e contemplar. 

Arquitetos em Belo Horizonte e região

Procurando arquitetos em Belo Horizonte?

Em nossa sessão de “profissionais” selecione a opção Belo Horizonte e veja todos os profissionais que fazem parte plataforma ou clique aqui e seja direcionado para lá.

Abaixo separamos 5 (cinco) grandes arquitetos em Belo Horizonte que fazem parte da nossa plataforma para você poder conhecer um pouco mais sobre eles. Clicando em seus nomes, você poderá ver seus perfis profissionais e fotos dos seus projetos completos.

David Guerra 

David Guerra é arquiteto em Belo Horizonte, graduado em arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais, desde 1991. Há 16 anos comanda um escritório multidisciplinar, desenvolvendo trabalhos na área de arquitetura residencial, comercial, institucional, interiores e design de mobiliário.

david

Além disso, trabalhou com  Freusa Zechmeister e foi sócio de Fernando Graça em projetos de interiores e possui um histórico de prêmios nacionais e internacionais, bem como um extenso portfólio de projetos no Brasil e exterior.

Marina Diniz 

Formada em Arquitetura e Urbanismo, Marina Diniz está à frente do seu próprio escritório desde 2012, e já contabiliza mais de 100 projetos executados, além de várias publicações em veículos da área.

arquiteto belo horizonte

Atua no mercado de Arquitetura, Design de Ambientes Residenciais, Corporativos e Comerciais. Na concepção da arquiteta, cada espaço é único e projetado para ser vivido. Ela faz questão de participar de todos os detalhes junto à sua equipe. O escritório tem como referência design, bom gosto, sofisticação e comprometimento para realizar as necessidades dos clientes.

Lapertosa Figueiredo 

Dante Lapertosa e Jospe Alberto Vianna e Figueiredo (Lapertosa Figueiredo) são sócios há mais de 20 anos e atuam dentro e fora de Belo Horizonte, buscando realizar projetos de ambientes diversos, sem restrições a gêneros e estilos, com bom senso, elegância e um toque de informalidade, quando possível.

lapertosa

Com apresentação de projetos que respeitem a individualidade de cada cliente, seus interiores quase nunca se parecem, porque condizem com a personalidade de quem vai habitá-lo.

Dentre os diversos seguimentos que atuam podemos destacar: detalhamento para várias construtoras, revitalização de igrejas, residências, clínicas, hotéis, escritórios, restaurantes e casa noturnas. 

Ana Paula Paolinelli

Ana Paula Paolinelli, arquiteta com especialização em design de interiores e com escritório há 17 anos na área. Seu diferencial é fazer projetos contemporâneos, sofisticados e elaborados de maneira personalizada de acordo com o perfil de cada cliente. Muitas casas desde a concepção arquitetônica e decoração até a entrega das chaves. O acompanhamento de todas as etapas é primordial nos seus projetos. Está em atualização constante sempre visitante as feiras em Milão, Miami e Paris.

arquiteto belo horizonte

Já ganhou vários prêmios na sua área de atuação Mulher influentetrês anos seguidos,prêmio de melhor ambiente Casa Cor 2011 com o restaurante e 2016 com o living. Participou da Mostra Modernos e Eternos BH em 2018 e 2019 com o restaurante. Este ano de 2020 foi convidada para fazer o Espaço Deca da Casa cor Minas, um “Living” de Banho.  Ganhou prêmio de excelência da AMIDE em projetos de casa arquitetura e decoração em 2014. Todos comprovam todo reconhecimento do seu trabalho e dedicação.

Luciana Lopes 

Luciana Lopes cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de pesquisa científica na área de Tecnologia de Materiais, é pós-graduada em Conforto e Edificações Sustentáveis pela Universidade. Atualmente é proprietária do Studio Luciana Lopes.

luciana lopes arquitetura

Desenvolveu estudos voltados ao uso das cores no ambiente construído. Além disso, possui curso de Luminotécnica Aplicada e Gestão em Escritórios de Arquitetura e Design de Interiores pela Academia de Arquitetura e Engenharia.

Luciana é sócia-proprietária do Interiores na Prática, Escola de capacitação prática para profissionais de Arquitetura e Design de Interiores.

Para ela, a personalidade é o alicerce de todo e qualquer projeto. Nossa inspiração vem, essencialmente, das pessoas, das histórias e dos momentos. 

Encontre os melhores arquitetos em Belo Horizonte e região para o seu próximo projeto.Além disso, confira nossa lista de arquitetos em diversas localidades diferentes e ache um perto de você.

Procurando um arquiteto em Belo Horizonte e região para fazer seu projeto?

ou

    Acesse nossa lista de arquitetos e designers.