Arquitetos em Curitiba

28 de julho de 2020

Pesquisando sobre arquitetos em Curitiba? Veja abaixo no nosso post cinco renomados arquitetos localizados na cidade de Curitiba, mas antes, conheças as funções, competências e habilidades de um arquiteto. 

arquitetura em curitiba

No momento de construir ou reformar uma residência, não raro, surge a seguinte dúvida: Devo contratar um arquiteto, um engenheiro ou um designer de interiores? Qual a diferença entre eles? Por isso vamos explicar abaixo o que faz um arquiteto e sua importância em todo o processo da reforma e construção, desde o projeto de planejamento inicial a entrega do resultado, que é a obra concluída e fiel ao projeto aprovado.

Embora muita gente confunda as profissões de arquitetos, engenheiro e designer de interiores, cada um dessas profissionais tem as suas atribuições específicas.

O que faz um arquiteto?

O arquiteto é o profissional responsável por criar projetos para casas, edifícios, e estabelecimentos comerciais, com o objetivo de otimizar e organizar os espaços e ambientes, tanto externos quanto internos com soluções inteligentes, práticas e que ajudem a melhorar a qualidade de vida de quem vai usar esses espaços.

Dentro do projeto, o arquiteto vai contemplar não somente a estética, mas também, o conforto, a praticidade e ergonomia, respeitando sempre o meio ambiente, e pensando nas melhores soluções para harmonizar iluminação natural, ventilação e circulação entre os espaços projetados.

O primeiro passo do arquiteto é ouvir o que seus clientes desejam, quais são as suas necessidades e gosto pessoal, e a partir daí, começar a projetar esses desejos e necessidades visando as normas de segurança e os pontos já mencionados acima.

É o arquiteto que saberá melhor indicar quais materiais são mais indicados para cada tipo de construção, quais acabamentos atenderam melhor as necessidades e desejoso de cada clientes e qual a melhor forma de disposição de móveis e objetos.

As atribuições de um arquiteto durante a obra são muitas, abaixo veja algumas delas:

  • Fazer o projeto do imóvel, isso inclui pesquisar e coletar dados para embasar o projeto.
  • Supervisionar e fazer a gestão da obra, isso inclui coordenar equipes de prestadores de serviços e determinar a ordem dos trabalhos a serem feitos.
  • Elaborar o estudo de viabilidade técnica e ambiental da obra.
  • Prestar assistência e consultoria técnica aos clientes.
  • O arquiteto é o responsável técnico pela obra
  • Fazer vistorias, avaliações, laudos e pareceres técnicos, auditoria e monitoramento da obra.
  • É responsável pelo controle de qualidade e segurança da obra.
  • É o arquiteto quem elabora os orçamentos.

Além de todas essas atribuições, o arquiteto precisa ter algumas habilidades, como ser criativo, original, e inovador, para que possa se destacar na área.

É importante para esse profissional, também, estar sempre atento as novas tendências do mercado, antenado com lançamentos, novos materiais, novos fornecedores, novas soluções, para poder elaborar projetos sempre atuais.

Bons arquitetos estão sempre investindo em workshop, cursos de extensão, participando de eventos e feiras da área, para se manterem atualizados e antenados com as últimas tendências do mercado.

Abaixo, selecionamos cinco arquitetos incríveis de Curitiba e suas biografias, para nos contar mais sobre a profissão e os projetos que executam.

Arquitetura em Curitiba

Para quem gosta de arquitetura e de observar obras únicas e icônicas, Curitiba tem muito a oferecer.

A arquitetura em Curitiba possui prédios e edifícios de diversos estilos e épocas, fazendo da arquitetura em Curitiba algo eclético e diversificado.

Com influências de vários estilos arquitetônicos, a arquitetura em Curitiba, embora não seja marcada por uma identidade particular, possui charme e beleza, em especial as obras modernistas feitas nas décadas de 1960 e 1970 por grandes nomes como Artigas e Roberto Galdonfi. A arquitetura de Curitiba contou com nomes de peso enquanto crescia e se desenvolvia.

Um de seus principais e mais notáveis edifícios da arquitetura na cidade é o Museu Oscar Niemeyer, conhecido popularmente como o Museu do Olho, por ter formas arredondadas que lembrem um olho.

arquitetura em curitiba

Inaugurado em 2002, o prédio é referência para a arquitetura de Curitiba, inclusive, foi eleito pelo Flavorwire, um dos vinte museus mais bonitos do mundo.

Outra construção que merece destaque na arquitetura em Curitiba é a Ópera de Arame, feita pelo professor Domingos Bongestabs, inaugurada em 1992 ao lado da Pedreira Paulo Leminski. O prédio é inspiração para novos e velhos arquitetos em busca de referências sobre curvas, detalhes e originalidade.

Claro que além desses dois prédios, a arquitetura em curitiba tem muito a oferecer, seja em espaços públicos, prédios feitos por renomaos arquitetos, ou até mesmo, o paisagismo das praças e ruas. 

Arquitetos em Curitiba

Procurando arquitetos em curitiba?

Em nossa sessão de “profissionais” selecione e opção “curitiba” e veja todos os profissionais que fazem parte da plataforma ou clique aqui e seja direcionado para lá. 

Abaixo separamos 5 (cinco) grandes arquitetos em Curitiba que fazem parte da nossa plataforma para você poder conhecer um pouco mais sobre eles. Clicando em seus nomes, você poderá ver seus perfis profissionais e fotos de seus projetos completos.

Laryssa Rocha

Laryssa Rocha arquiteta que atua na cidade de Curitiba, é formada em Arquitetura e Urbanismo e possui mais de 17 anos de experiência na área, executando os mais diversos projetos residenciais, comercias e corporativos.

Já participou da AD Paraná e de diversas edições da Casa Cor (2011, 2014, 2017, 2018, 2019). Na edição de 2011 do renomado evento, teve seu ambiente premiado como “Melhor Ambiente Conceito”, em 2017 e 2018, também recebeu prêmios por cumprimento de prazos.

arquitetura em curitiba

Laryssa está habituada a ter seus trabalhos publicados em diversos meios de comunicação da área, sendo referência no mercado.

Sua especialidade é gerenciar reformar e projetos arquitetônicos, buscando sempre atender as necessidades e desejos de seus clientes, de forma inovadora e respeitando o estilo pessoal de cada um. Seu maior objetivo nos projetos que executa é integrar forma e função dos espaços, criando ambientes práticos, funcionais e esteticamente bonitos.

Daniela Barranco Omairi

Daniela Barranco Omairi dirige seu próprio escritório, localizado em Curitiba (PR), formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Paraná tem especialização em Design de Móveis em Firenze, Itália.

Profissional arrojada, que gosta sempre de enfrentar desafios propondo soluções versáteis e inovadoras em seus projetos, mantendo o foco na qualidade de vida, conforto e segurança sem deixar de pensar na estética.

arquitetura curitiba

Em seu escritório, ela comanda equipes que realizam diversos formatos de projetos exclusivos e sofisticados para residências, comércios e corporações, sempre antenados com últimas tendências do mercado.

Daniela já participou de nove edições da Casa Cor Paraná e três edições da Mostra Artefacto, além disso, lançou o projeto “O mundo como inspiração”, que visa humanizar as residências e trazer perspectivas e experiências de suas viagens pelo mundo.

Simone Carneiro

Simone Carneiro é arquiteta e urbanista formada pela PUC Paraná com especialização em Arquitetura de Interiores e Reforma de Arquitetura de Interiores Sustentável, possível experiência profissional no EUA, onde comandou equipe especializada em atender as expectativas de seus clientes visando qualidade, conforto e transparência.

arquitetura curitiba

Como arquiteta, acredita na realização de sonhos agregada ao bem-estar e a sustentabilidade no planejamento e execução da obra. Seu escritório está preparado para atender a projetos residenciais, comerciais e clínicas, além de oferecer acompanhamento de execução de reforma de interiores, possuí vasta rede de prestadores de serviços, profissionais e fornecedores qualificados.

Letícia Kaniak Kunow

Fundado em 2011, o escritório Letícia Kaniak Kunow, possui uma visão multidisciplinar que busca agregar e valorizar a fusão entre arquitetura e designer, objetivando não somente uma estética única, como também, a funcionalidade, ergonomia e o máximo detalhamento dos mobiliários.

Comandado por Letícia Kaniak Kunow e pelo artista e designer alemão Henning Kunow, o escritório tem foco em projetos residenciais, designer de interiores e arquitetura corporativa e comercial, visando sempre a entrega com qualidade, segurança e inovação.

arquitetos curitiba

Além de todos os tipos de projetos citados acima, o escritório também faz projetos cenográficos de exposições para o Museu Oscar Niemeyer, em parceria com a curadora Consuelo Cornelsen.

O escritório ainda conta com uma linha de peças de design autoral, como mobiliários e tapetes.

SP Studio

Comandado pela arquiteta Mariana Stockler, o SP Studio fica localizado em Curitiba e desenvolve projeto únicos e inovadores.

A expertise de Mariana, profissional com mais de 15 anos de experiências e diferentes modelos e tipos de projetos, possibilita que seus clientes recebam sempre um resultado impecável, com soluções pensadas, planejadas e executadas para cada perfil.

arquitetos em curitiba

O SP Studio também tem parceria com Grupo Arkos, onde é responsável pelos projetos de arquitetura de interiores.

Em todos os projetos, o objetivo é sempre valorizar o estilo individual de cada cliente e aliar esse estilo a soluções modernas, funcionais e elegantes, oferecendo sempre a entrega de um resultado exclusivo.

O Studio SP possui diversos projetos expostos em mostrar de arquitetura e designer, como a Casa Cor Paraná.

Encontre os melhores arquitetos em Curitiba para o seu próximo projeto.Além disso, confira nossa lista de arquitetos em diversas localidades diferentes e ache um perto de você.

Procurando um arquiteto em curitiba para fazer seu projeto?

ou

    Acesse nossa lista de arquitetos e designers.