Arquitetos no Rio de Janeiro

16 de março de 2021

Pesquisando sobre Arquitetos no Rio de Janeiro? Confira abaixo em nosso post, cinco renomados arquitetos localizados na cidade do Rio de Janeiro, mas antes, conheça as principais funções e competências técnicas desse profissional. 

Quando vamos construir ou reformar um imóvel, geralmente, surge uma dúvida: qual profissional devemos contratar? Arquiteto? Engenheiro ou Design de Interiores? 

Pois bem, embora exista muita confusão entre essas profissões, é importante ressaltar que cada uma tem sua atribuição e competência específica. 

Sendo assim, podemos dizer que o Engenheiro é responsável por elaborar, criar, projetar, avaliar e construir, tendo como maior vertente o ramo da construção civil, através das edificações. 

O Design de Interiores é o profissional responsável tanto pela decoração quanto por elaborar o espaço com harmonia e coerência, seguindo normas técnicasde ergonomia, acústica e luminotécnica, atuando no final do projeto. 

E o Arquiteto? Vamos explicar abaixo sua importância, desde o projeto inicial até a conclusão da obra, o resultado final. 

O que faz um Arquiteto? 

Arquiteto é o profissional responsável por todo o planejamento de um imóvel ou edíficio, desde seu projeto, criação/ampliação de espaços internos e externos, considerando todas as funcionalidades, além de se preocupar com os impactos da obra no meio ambiente e ecossistemas. 

No projeto, o arquiteto vai considerar muito mais do que a estética do imóvel, levará em consideração: praticidade, ergonomia, soluções inteligentes, aproveitamento de espaços, iluminação natural, ventilação e, principalmente, a qualidade de vida dos usuários. 

Nesse sentido, o arquiteto precisa ouvir e entender seus clientes, assimilar quais são suas reais necessidades e propor soluções para os problemas apresentados, conciliando expectativa e realidade da melhor forma possível. 

Do mesmo, deverá indicar, com embasamento técnico, quais são os melhores materiais e métodos para cada construção e acabamentos, bem como harmonizar os ambientes, pensando sempre na funcionalidade e na rotina dos moradores/usuários daquele espaço. 

Assim, estão entre as atribuições de um arquiteto: 

  • Elaborar projetos;
  • Supervisionar e gerir a obra – coordenando as equipes, inclusive;
  • Elaborar os estudos de viabilidade técnica ambiental;
  • Prestar assistência e consultoria aos clientes;
  • Ser o responsável técnico da obra;
  • Realizar vistorias, avaliações, laudos e pareceres técnicos;
  • Cuidar da segurança e qualidade da obra;
  • Elaborar orçamentos;

Além disso, o arquiteto precisa ter algumas habilidades específicas, como: criatividade, originalidade e espírito inovador, destacando-se, assim, na área.

Por fim, é importante que esse profissional esteja sempre antenado com com as tendências de mercado, bem como, sempre que possível invista em bons workshops e cursos de extensão. Sem dúvida, um diferencial na área. 

Abaixo, selecionamos cinco arquitetos incríveis no Rio de Janeiro e suas biografias, para nos mostrar mais sobre a profissão e os projetos que executam. 

Arquitetura no Rio de Janeiro 

O Rio de Janeiro é uma cidade que tem muito a oferecer para os amantes de arquitetura.

Considerada a Capital Mundial da Arquitetura, em 2018, pela UNESCO, o Rio de Janeiro traz belezas sem igual, apresentando muita diversidade urbana e obras icônicas.

Com influência de muitos estilos e arquitetos renomados, a arquitetura do Rio de Janeiro, é a junção de um passdo histórico e cultural, com elementos de vários países e tempos, em todos os seus bairros. Com isso vocês verão construções que remeterão à influência de vários países e continentes, principalmente europeu. 

Um belo exemplo da junção de passado e presente é o edíficio do Museu do Amanhã, projetado para coexistir com os prédios históricos da região portuária da cidade. Projetado pelo arquiteto Santiago Calatrava, seu principal objetivo é atrair a população, bem como os turistas, para a área, movimentando o local e proporcionando ao público o contato com diversas atividades culturais e educativas. 

Com soluções ecologicamente sustentáveis, esse edíficio é coberto por um teto que se move de acordo com a posição do sol, aproveitando esse recurso ao máximo. Do mesmo modo, possui uma estrutura composta por uma mistura de açõ, vidro e cimento, permitindo sua forma diferenciada.

Arquitetos no Rio de Janeiro 

Procurando Arquitetos no Rio de Janeiro? 

Em nossa sessão de “profissionais” selecione a opção “Rio de Janeiro” e veja todos os profissionais que fazem parte da plataforma ou clique aqui e seja direcionado para lá. 

Abaixo separamos 5 (cinco) grandes Arquitetos no Rio de Janeiro que fazem parte da nossa plataforma para você poder conhecer um pouco mais sobre eles. Clicando em seus nomes, você poderá ver seus perfis profissionais e fotos de seus projetos completos.

Erica Saraiva 

Erica Saraiva é arquiteta e formada em Design de Interiores. Uma profissional extremamente atenta e cuidadosa para que seus projetos tenham soluções estéticas e funcionais, tornando o ambiente confortável e agradável. 

Cozinha com armários em azul

Com um vasto conhecimento na área, auxilia o cliente de forma personalizada para que encontrem seu estilo de decoração, alinhando os desejos e deixando sua casa bonita e confortável. 

Stilo Arquitetura 

Stilo Arquitetura foi idealizado e fundado pelas arquitetas Bianca Rubim e Renata Palazzo, em 2007. Desde então, esse renomado escritório adquiriu um variado portfólio, conquistado com muita dedicação e comprometimento com cada cliente. 

Como estão sempre em busca de novidades e atualizações, as arquitetas completaram seus conhecimentos com cursos de pós-graduação de Arquitetura em Ambientes de Saúde na UFRJ e MBA em Gestão de Negócios Imobiliários, pela FGV. 

Cozinha estilo americana

Com um estilo contemporâneo, esse escritório atua na área de interiores nas mais diversas etapas, desde a concepção até o acompanhamento técnico da obra. 

Cecília Leles 

Cecília Leles é formada em Designer de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama e Filho, no Rio de Janeiro. Além disso, é pós-graduada em Iluminação pela Faculdade Veiga de Almeida, também no Rio de Janeiro. 

Mineira de nascença, Cecília já mora no Rio de Janeiro há mais de treze anos e comando um escritório de arquitetura de muito sucesso na cidade. 

área externa com piscina

Capaz de agradar a todos os estilos, desde o clássico até o rústico, o escritório Leles Arquitetura é um dos mais renomados, trabalhando sempre para o bem estar do cliente. 

Cris Dornelles 

Cris Dornelles é formada em Design Industrial, Design de Interiores e História da Arte, com mais de 20 anos de experiência na área. 

A profissional elabora projetos de interiores e faz o acompanhamento e supervisão da execução dos projetos, coordenando equipes para execução de obras e reformas em geral. 

sala de jantar Com um trabalho muito completo, essa profissional auxilia o cliente desde a elaboração do projeto de design de interiores e supervisão de sua execução, até a escolha de obras de arte que complementem a decoração do ambiente.  

ArqDecor

ArqDecor é comandado pelas arquitetas Helena Cohen e Sonia Hademaker, formadas em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Com a missão de tornar realidade os desejos e necessidades das pessoas que apreciam viver e trabalhar com qualidade, conforto e beleza. Sendo assim, acompanham os projetos da sua concepção até a finalização da obra, tanto no Rio de Janeiro como em outros estados e até no exterior. 

sala de estarCom soluções criativas, essas arquitetas estão sempre pensando no design atual, usando materiais contemporâneos e mesclando o clássico e o atemporal, tornando cada projeto único para os seus clientes. 

Encontre os melhores arquitetos no Rio de Janeiro para o seu próximo projeto.Além disso, confira nossa lista de arquitetos em diversas localidades diferentes e ache um perto de você.

Procurando um arquiteto no Rio de Janeiro para fazer seu projeto?

ou

    Acesse nossa lista de arquitetos e designers.