Cores fortes ou amadeiradas enchem de personalidade os interiores

7 de outubro de 2019
A escolha correta destes artifícios reflete o estilo dos moradores

As cores offwhite e as tonalidades claras são presenças mais que carimbadas na arquitetura brasileira. Porém não é preciso ter medo de ousar um pouquinho e investir em cores fortes e tons amadeirados. Mas a escolha desses elementos deve ser pensada para adequar a cada gosto pessoal.

“Cores estão em todos os detalhes e são essenciais para compor qualquer projeto, estão diretamente relacionadas ao conceito definido. Não vemos restrições ao uso, especialmente daquelas marcantes, tanto que elas sempre estão em nossas propostas. Estamos ansiosas para trabalhar com um MDF pink, por exemplo. Porém, mais importante do que as possibilidades que existem são as adequações ao estilo e às necessidades de cada ambiente projetado”, explica Denise Bernacki – arquiteta.

Fuja um pouco das tendências e aposte nas combinações que, dependendo da imaginação e do perfil pessoal, as opções são ilimitadas! Tanto as cores fortes como os tons amadeirados podem estar nas paredes, mobiliário, revestimentos ou somente nos ornamentos. “Existem fases de uso das cores também. Por exemplo, o azul e o bege, uma dupla clássica que sempre se reinventa. Podemos propor uma composição dessas em um ambiente, mas a escolha não é aleatória, ela está inserida no contexto. Imagino que uma casa de praia, ou uma sala de estar receberia muito bem”, reforça Aline Bernacki – arquiteta.

Tons mais claros como bege e ton sur ton exigem menos habilidade na composição, mas nem por isso são menos importantes e também podem imprimir personalidade. Porém, para quem quer um diferencial e marcar presença, o ideal é ter uma peça em destaque, como um móvel feito de MDF revestido com lâminas que imitam madeira, ou ainda uma cor ou combinação acentuada como carro-chefe para o ambiente. A escolha do morador deste apartamento projetado pela Bernacki Arquitetura foi integrar ambientes e marcá-los com um friso preto que corre em todos os espaços (home, sala, espaço gourmet, escritório e jantar). Este setor da casa possui 125 m² e tudo foi feito com o mesmo material e as cores turquesa, prata e preto, nos mais diferentes artefatos. Até mesmo o mobiliário segue essa linha “integrada” nos cinco ambientes e é todo feito com linho, um MDF que imita o tecido. “Saber explorar os detalhes com criatividade para deixar os ambientes com a cara do dono é o segredo, para nós, de um bom projeto”, garante Denise.

Sobre a Bernacki:

A Bernacki Arquitetura é uma sociedade das irmãs Aline e Denise Bernacki. Atuando com foco no cliente, o objetivo é projetar ambientes que atendam às necessidades de forma criativa e prática. Os serviços vão desde projetos residenciais, comerciais e de interiores até a assessoria para compra de imóveis. O atendimento de qualidade e a sensibilidade das arquitetas sobre o perfil do cliente, história de vida e gostos pessoais guiam o conceito dos projetos arquitetônicos, que são entregues de maneira personalizada e completa.

Bernacki Arquitetura
Endereço: Rua Santa Catarina, 65 sl 211B
Denise Bernacki (CAU A23369-2)
Aline Bernacki (CAU A76327-6)