Cores na decoração na medida certa

1 de outubro de 2019

A ciência já demonstrou toda a influência das cores e como elas interagem com o nosso cérebro. As cores cumprem papéis determinantes durante a emissão de mensagens e são capazes de proporcionar sentimentos singulares aos receptores.

Já no campo da decoração, quando aplicadas na medida certa, as cores trazem sensações únicas aos moradores. Podem proporcionar conforto e estimular a leitura; são capazes de trazer à tona uma recordação, amplificar a iluminação, dentre outros. Por esse motivo escolher a cor certa para cada ambiente é fundamental.

Lembre-se de que profissionais experientes sabem que a cor certa pode, inclusive, ser uma alternativa viável na concepção de espaços do ambiente, pois são cientes de que algumas cores podem modificar – visualmente falando – as formas de um determinado espaço.

Cores decoração 2019

Veja abaixo outras maneiras de utilizar as cores na decoração na medida certa em sua casa, empresa ou escritório.

– Em superfícies irregulares a cor correta pode disfarçar as imperfeições, da mesma forma que a cor errada pode salientar as irregularidades.

– Utilizar as cores na decoração na medida certa pode proporcionar economia de energia elétrica, tendo em vista que as cores interagem com a absorção da luz no ambiente.

– As cores quentes recebem essa denominação porque transmitem sensação de calor.

– As cores frias estimulam nosso sistema emocional, permitindo que ajamos com mais racionalidade.

– As cores estimulam a leitura e melhora o aprendizado e compreensão.

– Tons escuros trazem à tona sentimentos de repouso e aconchego.

– A cor azul oferece calmaria, ajuda a pensar com clareza e aumenta a concentração.

Cores na medida certa

Entenda como as cores mais populares influenciam nossas sensações.

– Azul

Ideal para os quartos, o azul transmite paz, harmonia, frescor e limpeza; tem o poder de incentivar o sucesso. A cor azul também é ótima para criar destaque nos objetos que compõe a decoração, como almofadas, cortinas e quadros. Tons de azul escuro são indicados para o mundo empresarial, pois causa sensação de confiança e poder.

– Amarelo

A cor amarela estimula a criatividade. É uma fonte de energia capaz de amplificar nosso poder de concentração e transmitir positividade, alto astral. Entretanto, é preciso utilizar o amarelo na media certa, pois quando utilizado exageradamente pode irritar a visão e causar fadiga. Opte pela cor amarela para alcançar ambientes mais iluminados!

– Vermelho

Tons de vermelho elevam os estímulos do nosso cérebro, aumentando a respiração e frequência cardíaca. Na decoração é preciso utilizar o vermelho com cautela para evitar irritação e sintomas de ansiedade.

Uma boa opção é utilizar pequenas doses de vermelho nos quartos, pois a cor estimula a sexualidade. Na sala de estar e cozinha o vermelho também é bem vindo. Evite utilizar a cor em escritórios, para não causar desconcentração.

– Preto

O preto é a cor coringa. Também reflete poder. É indicado para ser usado em larga escala na decoração dos ambientes, com ressalva para as paredes.

– Branco

A cor predileta para decoração de ambientes, o branco traz calmaria e inspira pureza, conhecimento. O ideal é combinar o branco com outras cores, pois somente a cor branca pode causar desânimo.

Utilizar as cores na medida certa para sua decoração criará harmonia entre os ambientes, além de ser possível agradar a todos os gostos e estilos diferentes.