Decoração Clássica

6 de novembro de 2019

Um dos estilos de decoração que não saem de moda, a decoração clássica é carregada de traços delicados e finos. Indicado para quem quer ser certeiro sem correr riscos, esse tipo de decoração interage com elementos de períodos diferentes, como o período imperial e barroco, mas com um pouco de criatividade é possível agregar um toque de modernidade ao estilo.

A principal dica é decorar os ambientes respeitando suas proporções. Não se atentar a esse detalhe é um dos principais erros cometidos na decoração clássica. Até mesmo em ambientes grandes é preciso considerar as proporções das peças tradicionais, para não desviar o padrão e descontinuar o estilo.

Abaixo podemos verificar os principais elementos que definem o estilo de decoração clássica.

– Móveis feitos de madeira escura. Em alguns casos, costumam ter detalhes dourados com flores;

– Poltronas fabricadas em couro;

– As camas são grandes, com cabeceira com formas desenhadas e roupas de camas luxuosas;

– Cadeiras estofadas e luxuosas;

– Lustres charmosos, pendentes e abajures delicados;

– Puxadores dos móveis com design inspiradores;

– A iluminação é muito importante para destacar a o estilo clássico de decoração;

Uma idéia, neste caso para alcançar uma decoração clássica moderna, é optar por decorar com obras de arte modernas ou móveis de design contemporâneo. Apesar de os móveis utilizados no estilo clássico serem, geralmente, fabricados a partir de madeira, com um pouquinho de ousadia é possível dar seguimento nos detalhes clássicos, mesmo optando por móveis e objetos com formas modernas.

Entretanto, como já dito, é importante respeitar as proporções, inclusive, da quantidade de acessórios decorativos. É preciso tomar cuidado para fazer a harmonização da decoração clássica corretamente, de modo que os elementos se comuniquem entre eles. Se encontrar dificuldades nessa etapa considere ouvir a opinião de especialistas.

Em todo caso, os elementos decorativos mais presentes no estilo clássico costumam ser:

– Pratarias;

– Esculturas;

– Espelhos com moldura;

– Quadros com moldura clássica;

– Vasos;

Esses elementos acima descritos são considerados os coringas da decoração clássica para especialistas do segmento. Lembre-se de optar por peças de qualidade e acabamento impecável para garantir a aparência da decoração clássica.

Outra dica da equipe A+D é não usar cores e tons que promovam contrastes agudos. A decoração clássica remete a um ambiente calmo e confortável, de modo que cores muitos fortes ou contrastantes desviam essa sintonia. As cores mais comuns utilizadas no estilo clássico de decoração são:

– Tons de marrom;

– Tons de branco ou bege;

– Detalhes metalizados em prata, dourado e bronze.

Também é importante lembrar que o estilo clássico de decoração é indicado para edificações com o pé direito alto; além de que, os tetos, rodapés e as paredes são elementos importantes nesse tipo de decoração, de modo que também podem ser ornamentados.