Decoração Contemporânea

6 de novembro de 2019

O artigo de hoje vai falar sobre um estilo que faz muito sucesso entre o segmento de decoração de interiores. A decoração contemporânea costuma ser uma carta na manga dos profissionais do setor, pois suas particularidades permitem ousar sem perder as formas puras e linhas retas predominantes nesse estilo de decoração.

Surgido em meados do século 20, o estilo contemporâneo se caracteriza por diversos fatores. É um estilo de decoração indicado para quem quer se afastar da decoração clássica – considerada mais ‘pesada’ por algumas pessoas – pois seus traços e formas são completamente opostos.

A decoração estilo contemporânea se destaca pelo uso de linhas retas, cores neutras e objetos virtuosos, em menor quantidade, porém, ricos em detalhes e expressão. Além do mais, é possível utilizar cores claras ou escuras sem que isso apresente perigo para a continuidade e sintonia da decoração.

A tendência contemporânea fica evidente na escolha dos móveis, sempre com aspecto mais limpo, cores claras ou leves toques de cores mais chamativas. Os destaques também podem vir em outros elementos da decoração, como almofadas, quadros ou objetos decorativos.

Também é importante lembrar que, apesar dos traços singulares, a decoração contemporânea apresenta uma vantagem única. De todos os tipos de decoração, este é o estilo que mais permite personalizar os ambientes, com ousadia e sem perder a essência. Além do mais, outro ponto incrível é que o estilo contemporâneo permite incluir alguns elementos de outros estilos de decoração.

Esse cenário permite ousar na decoração, tendo em vista que é possível trabalhar com qualquer cor e diversos itens decorativos. Entretanto, é imprescindível que se preserve os detalhes sutis que trazem leveza para o ambiente, como pendentes e lustres, além das linhas retas e formas puras. Interessante, não?

Vamos conhecer algumas outras curiosidades e vantagens do estilo contemporâneo:

– Estilo de decoração que preza pela praticidade de vida moderna;

– Decoração responsável por unir funcionalidade e estética;

– Decoração contemporânea é diferente de decoração moderna (ou modernista);

– Os móveis geralmente são fabricados a partir do vidro, madeira, cimento, metal e mármore.

– Cores brancas, pretas, cinzas, bege e marrom predominam nesse tipo de estilo;

– Para os objetos de decoração, as cores predominantes são prata (cromado), sem muitos detalhes.

– Os sofás e poltronas costumam ser espaçosos e confortáveis;

Papéis de parede com cores neutras ou artigos decorativos com formas geométricas também são facilmente acomodados no estilo contemporâneo de decoração. Entretanto, para saber exatamente como harmonizar a decoração contemporânea, é aconselhável consultar a opinião de um especialista no assunto.

A iluminação, como era de se esperar, também é bem vinda à decoração contemporânea. Por esse motivo é interessante priorizar o uso de vidros e janelas maiores – para garantir a iluminação natural – além de investir em abajures, luminárias e outras formas de iluminar ambientes.

Vale lembrar que a tonalidade fria das cores predominantes na tendência contemporânea interage positivamente com a luz natural ou artificial, e para garantir esse cenário, priorizar a iluminação do local é muito aconselhável no estilo contemporâneo.

Renove seu ambiente com muito estilo, sofisticação e funcionalidade aproveitando-se de todas as vantagens da decoração contemporânea.