Luz natural em apartamento: 5 dicas para aproveitar melhor a iluminação natural

15 de junho de 2020

Manter a luz natural em apartamento não é uma tarefa fácil. Mas, com alguns truques, é totalmente possível. Ao optar pela luz natural, você não só economiza energia, mas também aproveita dos inúmeros benefícios que a luz solar proporciona a saúde.

Descubra como manter a luz natural em apartamento com essas dicas simples e que poderão ser aplicadas ainda hoje. Dessa forma, seu apartamento tem tudo para ficar aconchegante, aproveitando aquilo que temos de melhor para ser usado como iluminação: a luz do sol.

Continue lendo para descobrir…

1 – Invista em portas e janelas de vidro para manter a luz natural em apartamento

luz natural em apartamento

A melhor forma de manter a luz natural em apartamento ainda é essa: aproveitar as janelas e as portas.

E se no seu apartamento tem varada, ou sacada, por exemplo, aposte em portas e janelas de vidros para ajudar capturar a luz natural.

Além disso, só instalar os vidros e não manter uma limpeza não adianta. Portanto, mantenha-os sempre limpos para que a luz natural possa adentrar e ficar por lá até a chegada da noite.

2 – Faça bom uso dos espelhos na decoração

espelho em apartamento

Essa é uma forma de ‘multiplicar’ a luz natural por todos os cômodos. Isso porque, os espelhos quando usados de forma estratégica servem para replicar a luz para outros locais.

Portanto, invista em colocar espelhos próximos as janelas e portas de vidro. Dessa forma, ele irá refletir a luz nos outros cômodos.

3 – Prefira paredes com cores claras

parede clean

Cores escuras sempre refletem para que o ambiente fique ainda mais escuro. Além disso, essas cores não absorvem luz solar.

O ideal é que você invista em cores claras, como branco e bege, para que a luz do sol possa refletir pelo cômodo inteiro.

4 – Elimine paredes desnecessárias (se possível)

apartamento integrado

Se seu apartamento ainda está no papel, esse é um excelente ponto para você focar: peça o arquiteto ou engenheiro para projetar o ambiente de forma integrada.

Dessa forma, será possível aproveitar a luz natural da varanda na sala, por exemplo. Ou até mesmo, integrar a cozinha e a sala e aproveitar a iluminação da varanda nos dois cômodos.

Caso o apartamento já esteja pronto, fica um pouco mais complicado fazer isso, já que envolverá reformas.

Mas não é impossível. Você só precisa conversar com um profissional e verificar a viabilidade do local.

5 – Posicione os móveis estrategicamente

Essa dica parece boba e até mesmo obvia, mas tem muita gente que bloqueia as janelas e portas com móveis e objetos e isso acaba atrapalhando na entrada de luz.

Muitos móveis e objetos além de reduzir o espaço, podem escurecer os mesmos. Além disso, no caso de objetos decorativos como cortinas e tapetes, prefira os de cores claras.

O lado bom é que você terá a luz natural dentro do seu apartamento. Por outro lado, esses objetos sujam com mais facilidade e você terá que lavar mais vezes.

Outra opção é deixar o apartamento sem esses objetos. Fica a seu critério.

Conclusão – luz natural em apartamento

Viu como é possível manter a luz natural em apartamento? Algumas dicas você poderá aplicar ainda hoje para começar a aproveitar mais da luz natural no seu lar. Veja incríveis projetos na sessão de ambientes em nosso site!