Urban Jungle — Dicas de plantas para deixar seu ambiente conectado a natureza

23 de agosto de 2018

A tendência do uso de plantas naturais como decoração de ambientes já tem algum tempo e cada vez mais tem sido usada. Foi-se o tempo em que plantas tinham lugar apenas no quintal de casa.

 

Hoje, cada vez mais, são vistas nos interiores dos ambientes em vasos e, muitas vezes, em jardins verticais. Plantas decoram quartos, salas, cozinhas e até banheiros.

 

Não há lugar certo quanto o assunto é decoração com plantas naturais.

Além de preencherem o ambiente levando  vida e frescor, algumas espécies possuem vários benefícios para a saúde como purificar o ar, acalmar e são excelentes para a memória. As plantas podem aumentar a umidade do ar e diminuir o nível de poeira do ambiente. Algumas são aromáticas e podem levar ainda mais benefícios à saúde.

 

Reunimos algumas espécies para você se inspirar a deixar seu ambiente mais verde e natural:

 

Samambaia

Tradicional, esta espécie é muito comum na decoração. Pode ser usada em vasos expostos em prateleiras ou suspensa. Um dos benefícios desta planta é que ela filtra o ar. Apesar de ser prática, é aconselhável que ela seja expostas suspensa, pois algumas espécies são tóxicas e oferecem riscos à saúde de pessoas e animais, tanto pela ingestão, quanto pelo contato com os esporos que ficam embaixo das folhas.

 

Jiboia

Uma das poucas trepadeiras para ambientes internos, a Jiboia cresce em xaxins ou outras plantas. Ela tem as folhas coloridas, mas se ficar somente na sombra, suas folhas serão pequenas e verdes. Deve ser regada com frequência. É exatamente sua coloração em tons de verde e amarelo que faz com que seja muito usada na decoração.

 

Anturio

Esta espécie é um clássico na decoração. Ela é muito usada em vasos, mas também passou a ser usada em paisagismos de jardins. Ela deve ficar à meia sombra, sem receber diretamente a luz do sol. Mas, também não pode ficar em ambientes escuros.

 

Begônia

Ideal para decoração de interiores em vasos, as begônias parecem verdadeiros buquês de flores. Suas folhas têm formas variadas e são muito coloridas. Deve ser cultivada em solo fértil e em ambientes protegidos da luz do sol, da friagem e do vento, e regada sem molhar as folhas.

 

Suculenta

Esta planta tem formato parecido com o de uma rosa. Ela armazena muita água nas folhas e no caule, por isso deve ser regada apenas uma vez por semana, pois a umidade pode apodrecer suas raízes.

 

Lírio da Paz

Esta é uma das poucas plantas que florescem na sombra. Se seu jardim é sombreado, mas com bastante claridade, pode usá-la sem medo. O contato direto com o sol pode queimar suas folhas. Mantenha-a sempre adubada e seu solo úmido.

 

Vale ressaltar que algumas espécies são tóxicas e é muito importante pesquisar sobre elas antes de usá-las para decorar seu ambiente.