Varanda Gourmet: 50 ideias e projetos originais

25 de junho de 2020

A varanda gourmet, seja em uma casa ou em um apartamento, normalmente acaba se tornando o cômodo principal, onde recebemos os amigos e familiares, cozinhamos, organizamos reuniões e churrascos.
Seja ela grande, pequena, estreita, fechada com vidro ou não, a varanda acaba recebendo diversas funções e por isso é preciso pensar em como organizar esse ambiente para que as necessidades sociais e dos moradores sejam satisfeitas.
Por isso, pensar em um projeto prático, funcional e esteticamente bonito é muito importante, principalmente quando esse ambiente se integra as demais áreas sociais da casa.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Modelos de varandas gourmet

As varandas  gourmets entraram para o hall da lista de desejos de quem está construido, reformando, comprando ou redecorando, e o motivo é simples: é nesse espaço onde cozinhamos, recebemos pessoas queridas, podemos ter mais contato com plantas, ver o céu e olhar para o horizonte. 

Os modelos são variados, vão desde pequenas varandinhas a espaços suntuosos com grandes mesasa de jantares e ilhas centrais. Mas independente do tamanho da sua varanda, o importante é fazer com que ela funciona e atenda a suas necessidades. 

Imagem 1:  Varanda gourmet rústica com península para banquetas e pendentes rústicos. O forno e fogão a lenha dão o clima rústico para esse projeto. 

varanda gourmet com banquetas

Imagem 2: Em estilo industrial, essa varanda gourmet tem bancada em pedra e uma mesa com seis cadeiras para refeições. 

varanda gourmet concreto queimado

Imagem 3: Uma boa forma de aproveitar o espaço é criar uma bancada para acomodar bancos e cadeiras como foi feito nesse projeto. 

varanda com penísula

Imagem 4: Mesmo sendo estreita, essa varadna acomodou uma pequena ilha para refeições rápidas e uma churrasqueira elétrica. 

varanda com ilha e banquetas

Imagem 5: Esse apartamento colocou a cozinha na varanda, otimizando o espaço com uma ilha central que também serve de mesa.  

cozinha na varanda com ilha

Imagem 6: Essa varanda criou uma ilha com choperia para acomodar as banquetas altas, a pedra marrom destaca o teto rebaixado. 

varanda gourmet moderna

Imagem 7: Aqui a varanda integra sala de jantar e cozinha, os tons neutros deixam a decoração clean. 

varanda gourmet grande

Imagem 8: Varanda Gourmet ampla com cores claras e grande mesa de madeira. Os pendentes industriais trazem modernidade ao projeto.

varanda gourmet com pendentes modernos

Imagem 9: A parede de pedra ferro deixou a varanda mais rústica e combina com o teto rebaixado de madeira.

varanda grande com mesa

Imagem 10: Essa varanda gourmet foi fechada com persianas e recebeu uma mesa de jantar e prateleiras para acomodar plantas e decoração. 

varanda com sala de jantar

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Varanda Gourmet com Churrasqueira

Quando se pensa em varanda gourmet a primeira coisa que se vêm a cabeça é a churrasqueira, por isso, separamos abaixo alguns projetos onde essa peça é protagonista.
Antes de comprar a churrasqueira dos seus sonhos, avalie qual modelo será mais adequado para o seu espaço e se o seu prédio possui alguma norma sobre a instalação da peça.

Imagem 11: De tamanho compacto, essa varanda gourmet tem um churrasqueira e uma horta vertical, o lustre turco combina com os azulejos. 

varanda gourmet com churrasqueira

Imagem 12: A parede de concreto queimado deixa o ambiente moderno e contrasta com o piso de madeira. A ilha central serve de apoio para as bebidas e refeições. 

varanda gourmet com churrasqueira decorada

Imagem 13: A parede lousa deixa a varanda gourmet descolada, a mesa quadrada traz sofisticação pra o ambiente, enquanto as cadeiras combinam com a marcenaria. 

varanda gourmet com churrasqueira moderna

Imagem 14: Nessa varanda gourmet, a marcenaria projetou uma pequena bancada que apoia a mesa de jantar. O teto rebaixado recebeu projeto luminotécnico.

varanda gourmet com churrasqueira elétrica

Imagem 15: Os azulejos coloridos deixa o ambiente mais divertido, as banquetas de rattan dão o toque rústico ao projeto. 

varanda com churrasqueira

Imagem 16: Estreita, essa varanda gourmet tem uma churrasqueira e espaço para cuba e armários, as pedras e o deck de madeira deixam o ambiente mais despojado. 

varanda gourmet com azulejos coloridos

Imagem 17: Com espaço estreito, essa varanda gourmet tem churrasqueira, pia e uma pequena mesa com bancos em fibras naturais. 

varanda gourmet com plantas

Imagem 18: Esse projeto criou uma ilha com mesa, armários e prateleiras, dando espaço para cuba, adega e churrasqueira. 

churrasqueira elétrica em varanda gourmet

Imagem 19: Essa varanda gourmet escolheu uma churrasqueira elétrica e criou espaço para cuba e ilha com banquetas. 

varanda gourmet com churrasqueira e pia

Imagem 20: Outro exemplo onde uma pequena ilha foi criada, o diferencial dessa varanda é o projeto luminotécnico, que conta com pendentes, spots e arandelas. 

varanda com ladrilho hidráulica

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Varanda Gourmet com Cozinha Integrada

Em casas e apartamento cada vez mais reduzidos, integrar ambientes é uma solução inteligente para conseguir ampliar esses espaços e criar ambientes multifuncionais.
Integrar cozinha e varanda é uma opção funcional para quem quer ganhar espaço e modernidade, além disso, a integração pode favorecer a interação entre as pessoas e a circulação dos ambientes.

Imagem 21: Integrada com a cozinha, essa varanda gourmet tem churrasqueira e ampla mesa de jantar. 

varanda com cozinha

Imagem 22: Esse projeto usou a marcenaria para criar espaços de armazenamento, nichos e local para churrasqueira. 

varanda gourmet moderna com cozinhaImagem 23: A cozinha americana foi integrada com a varanda através da bancada, que serve de apoio para refeições rápidas. 

varanda gourmet moderna

Imagem 24: Moderna e descolada, essa varanda gourmet, tem banquetas coloridas e pendentes industriais.

varanda gourmet integrada com cozinha

Imagem 25: A varanda gourmet segue o projeto de marcenaria e a paleta de cores da cozinha, que é neutra e sóbria. 

varanda com cozinha sofisticada

Imagem 26: Ampla, essa varanda gourmet também abriga a cozinha e conta com ilha, churrasqueira e iluminação por spots. 

varanda com ladrilhos coloridos

Imagem 27: Essa varanda de proporções grandes abriga a cozinha e a sala de jantar e ainda tem uma grande ilha com tampo de pedra. 

cozinha grande com varanda

Imagem 28: A mesa encostada na ilha otimiza o espaço e cria um ambiente mais desocntraído para as refeições. 

varanda com cozinha integrada moderna

Imagem 29: O destaque desse projeto é o teto com sanca de gesso e centro rebaixado em madeira clara. 

varanda gourmet integrada com cozinha e sala

Imagem 30: Com estilo campestre essa varanda abriga uma cozinha completa, uma ilha e mesas para refeições. 

varanda gourmet com forno e fogão

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mesas para Varanda Gourmet

Escolher uma mesa para a varanda pode ser uma tarefa difícil, a dica é pensar qual será função dessa mesa: refeições rápidas, encontros familiares, reuniões entre amigos, apenas apoio para pequenas reuniões, grandes festas, etc.
Com a função definida e espaço físico muito bem medido, é hora de escolher a mesa. Mesas redondas são mais práticas e conseguem acomodar mais pessoas ao redor, mesas quadradas são modernas, mas ocupam mais espaço, as retangulares ficam ótima em espaços mais estreitos.

Imagem 31: Essa projeto escolheu o cinza para as paredes e um armário simples de madeira para combinar com a mesa e as cadeiras. 

mesas para varanda

Imagem 32: Esse ambiente pequeno aproveitou o vão da parede para colocar a churrasqueira e a cuba. A mesa quadrada acomoda  os banquinhos. 

mesa planejada para varanda

Imagem 33: O azul foi escolhido para contrastar com o revestimento de tijolos e de deixar o projeto mais descolado. 

mesa com cadeiras coloridas para varanda

Imagem 34: Sem churrasqueira e pia, essa varanda optou por acomodar armários brancos e uma mesa industrial para refeições. O pendente com detalhe me rose gold deixa o projeto atual. 

mesa industrial para varanda

Imagem 35: Grande, essa varanda tem ilha com fogão, churrasqueira e mesa redonda para otimizar a circulação.  A madeira dos painéis traz aconchego. 

mesa redonda para varanda

Imagem 36: Espaços estreitos ficam melhores com mesas redondas, aqui, o móvel escolhido é pequeno e ocupa pouco espaço. 

Imagem 37: Com cores bem neutras, essa varanda optou por uma mesa com tampo de vidro e cadeiras estofadas. 

varanda com cozinha gourmet e mesa

Imagem 38: Integrada com a sala de jantar, essa varanda tem forno a lenha e churrasqueira, os revestimento traz rusticidade ao ambiente. 

varanda com mesa rústica

Imagem 39: Estreita e longa, essa varanda recebeu uma grande mesa de madeira com bancos coloridos. 

varanda com mesa longa

Imagem 40: A mesa Saarinen é uma peça clássica, e foi usada nesse projeto para otimizar o espaço e acomodar mais pessoas. 

mesa sarinen na varanda gourmet

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Varanda Gourmet Simples

Nem sempre uma varanda gourmet precisa ser grande e muito sofisticada, muitas vezes, soluções mais simples e econômicas conseguem atender bem as necessidades desse espaço.
A grande maioria dos apartamentos possuem varanda, mesmo que seja pequena, por isso separamos alguns projeto onde a simplicidade traz soluções inteligentes para esses espaços mais compactos.

Imagem 41: Embora pequena, essa varanda gourmet criou uma pequena ilha para servir de apoio. 

varanda gourmet simples e pequena

Imagem 42: Estreita, essa varanda planejou armários e um pequeno pergolado para  jardim vertical. 

varanda gourmet rústica

Imagem 43: O azulejo moderno deu destaque aos armários, o cantinho do café recebeu banquetas e espelho ao fundo. 

varanda decorada com azulejos

Imagem 44: Moderna e prática, essa varanda tem churrasqueira, pia mono comando e armários. A ilha de concreto queimado contrasta com os ladrilhos hidráulicos. 

varanda com pendentes industriais

Imagem 45: A marcenaria com iluminação embutida é sofisticada e moderna, o contraste fica por conta das plantas naturais. 

varanda moderna e pequena

Imagem 46: A bancada de porcelanato cinza deixa o ambiente moderno e discreto e faz um contraponto ao revestimento branco da parede. 

varanda estreita com mini geladeira

Imagem 47:  O azulejo em chevron traz impacto visual para essa varanda pequena, a marcenaria acoma a churrasqueira. 

varanda moderna

Imagem 48: O grande destaque desse projeto é o pendente industrial cromado posicionado em cima do barzinho. 

varanda moderna gourmet

Imagem 49: Elegante, esse projeto apostou no preto e em tons escuros de madeira para teto e a mesa. 

varanda pequena

Imagem 50: Simples e funcional, essa varanda escolheu prateleiras para organizar os objetos e armários coloridos para deixar o ambiente descontraído. 

varanda moderna e pequena

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Curtiu nosso post sobre varandas? Tem muito mais conteúdo recheado de ideáis e projetos originais em nosso site. 

Procurando um profissional para fazer seu projeto de varanda gourmet?

ou

    Acesse nossa lista de arquitetos e designers.