Cinco dicas para comprar apartamento

22 de agosto de 2019

Comprando apartamento, mas está indeciso em dois ou três imóveis e não sabe qual é a melhor opção? A Bernacki Arquitetura te dará algumas dicas que facilitará a compra.

Comprar a casa própria pode ser um desafio e até mesmo um pesadelo se não tivermos comparativos que nos ajudem na decisão final de compra.

Sempre há a dúvida entre um imóvel novo um pouco menor, ou um mais antigo e maior, porém necessitando de reforma.  É bom lembrar que sempre haverá alguma alteração, tanto no apartamento novo quanto no mais antigo. Pode ser em um ponto de iluminação, no forro de gesso, ou pontos elétricos e até mesmo as alterações mais básicas como pintura e colocação de piso.

Para ajudar na decisão, além do tamanho, valor do imóvel e localização desejada, é importante verificar outros itens que podem agregar valor ao imóvel e itens que fornecem conforto ao morador.

Vamos às dicas que somam pontos positivos para a compra do imóvel:

  1. 1ª Visite o apartamento em diferentes horários: assim você perceberá a INSOLAÇÃO do apartamento. Saber se os principais cômodos de convivência recebem quantidade de sol adequada ao conforto térmico. Um ambiente com luz natural e com incidência solar é muito mais gostoso e aconchegante do que ambientes escuros e frios. Além do sol, visitando o apartamento em horários diferentes é possível perceber se o local é movimentado e seguro ou se a rua é deserta e com pouca iluminação; o fluxo de moradores e se a região é barulhenta ou tranquila.

 

     Ambiente sem luz Natural

Ambiente com luz natural                                   Ambiente sem luz Natural

  1. 2ª Idade da construção: para reformar é importante conferir a idade da construção. Alguns apartamentos mais antigos possuem paredes estruturais, então se pretende criar um apartamento open space ou até mesmo uma cozinha americana é bom verificar a planta estrutural do apartamento antes de realizar a compra. Fiação e condutores hidráulicos e elétricos também são itens a serem contabilizados na reforma. Afinal, já que irá reformar nada mais coerente que começar pelo cerne da construção e não apenas trocar os acabamentos externos. Construções mais antigas possuem ótimos encanamentos, mas com tecnologia ultrapassada. Então faça uma reserva para atualizar com encanamentos de PVC e implantação de aquecimento a gás. São itens que se não realizamos no início da reforma, dificilmente será feito após a mudança e habitação.
  2. Reforma para uso em estilo cozinha americana

Reforma para uso em estilo cozinha americana

 

Alteração de pontos elétricos

  1. 3ª Ar Condicionado: se este for um item indispensável para você certifique-se com o síndico se há a possibilidade de instalação no apartamento. Muito dos condomínios não possuem carga elétrica para colocação do aparelho em todos os apartamentos, ficando restrita a algumas unidades ou por consenso da convenção de condomínio não permitida a instalação.

Ar condicionado em quarto de casal

  1. 4ª Adequação ao uso: um apartamento novo pode ser empolgante, pois condiz com nosso estilo de vida. Os acabamentos e revestimentos são mais adequados à época em que vivemos e com isso mais agradável aos olhos. Porém ao visitar apartamentos mais antigos com necessidade de reforma, amplie um pouco a mente e o visualize com revestimentos mais modernos. Ignore o carpete e os revestimentos amarelados, as louças em tons biscuit e os imagine com aqueles que te agradam. É importante analisar a economia no valor de compra em relação ao investimento da reforma. Muitas vezes um apartamento um pouco mais antigo, porém maior será muito mais compatível com o estilo de vida que procura. No entanto, um apartamento novo não necessitará de grandes alterações e terá pouca mão de obra, além de contemplar uma área social e de convivência muito mais vasta no condomínio. É importante aqui ponderar o que terá mais peso na decisão.

    

 

  1. 5ª Consultoria profissional: independente se o apartamento for novo ou antigo, se você pretende contratar um arquiteto para realizar reforma ou apenas o projeto de interiores, negocie com o profissional esta consultoria. Alguns itens são percebíveis rapidamente por estes profissionais. E com as devidas verificações e apontamentos é possível ter um melhor planejamento financeiro e executivo fazendo assim uma compra mais consciente e assertiva.

Então após verificar todos estes itens, feche o negócio e sinta-se em casa! Afinal, não há nada melhor do que o nosso lar!

Bernacki Arquitetura

Sobre a Bernacki:

A Bernacki Arquitetura é uma sociedade das irmãs Aline e Denise Bernacki. Atuando com foco no cliente, o objetivo é projetar ambientes que atendam às necessidades de forma criativa e prática. Os serviços vão desde projetos residenciais, comerciais e de interiores até a assessoria para compra de imóveis. O atendimento de qualidade e a sensibilidade das arquitetas sobre o perfil do cliente, história de vida e gostos pessoais guiam o conceito dos projetos arquitetônicos, que são entregues de maneira personalizada e completa.

Bernacki Arquitetura

Denise Bernacki (CAU A23369-2) e Aline Bernacki (CAU A76327-6)

Endereço: Rua Mato Grosso, 30 sl 702 – Curitiba/PR.

(41) 3022-0366 / 99132-6806 / 99181-9987

www.bernackiarquitetura.com.br